Mais de 20 startups da Universidade do Porto marcaram presença na primeira edição da SIM Conference – Startups & Investment Matching, uma iniciativa organizada pela Startup Portugal, com o intuito de ligar empreendedores, startups e investidores nacionais e internacionais.

A SIM Conference decorreu de 2 a 4 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e mostrou o melhor do ecossistema português em discussões sobre os temas mais pertinentes para fundadores e investidores de startups na Europa.

Entre as empresas que marcaram presença no certame destacam-se várias spin-offs da Universidade, sediadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. Foram elas: a AGIT, uma tecnologia que reconhece exercício físico em tempo real usando a câmara do telemóvel; a Corium Biotech que se dedica bioprodução de peles exóticas destinadas a abastecer a indústria da moda de luxo; a Portugal Bugs, pioneira em Portugal na comercialização de produtos alimentares à base de insetos; a Unilinkr, um marketplace onde estudantes universitários conseguem encontrar oportunidade de trabalho conciliáveis com os seus horários; VN Tech, uma plataforma de automatização que melhora as negociações de aquisição através da simplificação do processo; a ADYTA, que centra a sua atividade na defesa e proteção das comunicações através de soluções inovadoras e à medida de cada cliente; a Sphere Ultrafast Photonics, uma empresa dedicada ao desenho e fabrico de tecnologia laser ultrarrápida; e a Voxelmaps que pretende construir um modelo volumétrico 4D do mundo, combinando dados de visão com informação espacial associados a timestamps.

Além das spin-offs U.Porto, a comunidade UPTEC esteve também representada pela WiseWorld, uma plataforma baseada em IA que ajuda os funcionários a praticar, cometer erros e melhorar as suas competências interpessoais diariamente; a Hortee, uma plataforma que une produtores locais e consumidores conscientes; a Infinite Foundry é uma plataforma digital tridimensional para unidades industriais, que visa melhorar a eficiência de produção em qualquer setor industrial; a TakeCarbon, uma plataforma descentralizada projetada para revolucionar o modo como os créditos de carbono são «tokenizados», negociados e compensados à escala global; a AgroGrIN Tech, uma tecnologia que permite a extração de enzimas e/ ou vitaminas de resíduos de frutas e vegetais com elevado grau de purificação; a Nolita, que cria  produtos para pequenos-almoços e lanches sem adição de açúcares ou adoçantes, mas com sabor doce através de utilização de fibras naturais; e a HelpMeChoose que desenvolve produtos digitais com o objetivo de analisar serviços e ativos financeiros a nível internacional, como corretoras de valores, bancos digitais e ETFs, entre outros.

De entre os quase 100 oradores do certame, há também a destacar vários líderes de startups da comunidade U.Porto. São os casos de Verónica Orvalho (Didimo), Humberto Ayres Pereira (Rows), André Jordão (Barkyn), Luís Vieira (B-Parts) ou de Miguel Santo Amaro (Coverflex).

Maria Oliveira, Diretora de Negócio da UPTEC, participou no painel “EmpowerHer: Strategic Fundraising for Women Founders”, ao passo que André Forte, Coordenador de Desenvolvimento de Negócio – Artes, conduziu a talk sobre “Cross Innovation: Arts disrupting tech, tech enhancing creativity”. Já Francisca Eiriz, Coordenadora de Gestão de Projetos da UPTEC, participou no painel sobre “Women Led Ventures: act now to be invested later”.

A primeira edição da SIM Conference teve lugar no Porto e teve como objetivo mostrar o melhor do ecossistema empreendedor português e discutir os temas mais pertinentes para fundadores e investidores de startups na Europa.

Notícia escrita em parceria com a equipa de Comunicação da UPTEC.