Na Universidade do Porto, a comercialização de tecnologias é sinónimo da existência de resultados de I&D inovadores, distintos e competitivos no mercado, que resolvem problemas técnicos existentes e que dão origem a novos produtos ou serviços. A nossa produção de ciência é orientada no sentido de apresentar soluções inovadoras ao mercado, para uma aposta numa economia forte e sustentável baseada em conhecimento.

 

Consulte as tecnologias disponíveis para licenciamento

 

A U.Porto Inovação possui uma metodologia de avaliação dos novos resultados de I&D ou tecnologias produzidas pelos seus investigadores, constituída por 6 passos principais (o processo de TT na U.Porto). Da comunicação de invenção até à monitorização de proveitos, a U.Porto salvaguarda que a validação e as exigências de mercado sejam satisfeitas pelo produto/serviço a transpor. 

A transferência da tecnologia para a empresa é normalmente efetuada através de um contrato de licenciamento entre as partes (que pode ou não ser exclusivo), para uma ou várias aplicações da tecnologia e com domínio territorial total ou delimitado. Todos os fatores de comercialização da tecnologia serão ponderados com a empresa no sentido de um máximo retorno para o investimento desta e para o cumprimento da missão a que a U. Porto se propõe.

A transferência de tecnologias para empresas no mercado é sinónimo de que a U.Porto:​

  • É detentora de resultados de I&D únicos e distintivos;
  • Fomenta uma economia baseada em conhecimento;
  • Conta com investigadores sensibilizados para as necessidades dos mercados e aproximação às empresas;
  • Fomenta o retorno do investimento público em investigação
  • Investe para a criação de trabalho e qualidade de vida.

Ao mesmo tempo, é sinónimo de que as empresas:

  • Usufruem de conhecimento exclusivo para a resolução das suas questões técnicas;
  • Uma postura distintiva e diferenciadora no mercado com um produto exclusivo;
  • O monopólio da comercialização de um produto/serviço que tenha por base a tecnologia;
  • O reconhecimento da empresa como associada a uma fonte de saber reconhecida internacionalmente.