Continuando o investimento na Terceira Missão da Universidade do Porto, iniciaram-se conversações com mais duas empresas tendo em vista colaborações futuras e benéficas para todas as partes.

Por um lado, a Águas do Porto, empresa que ambiciona servir de forma inclusiva os munícipes da região com sistemas cada vez mais modernos de informação sobre os consumos de água. Por outro, a Sword Health, instituição que ambiciona mudar o paradigma da fisioterapia desenvolvendo soluções virtuais.

A reunião com a Águas do Porto (na fotografia, à esquerda) teve lugar na Faculdade de Engenharia (FEUP), instituição representada por Pedro Coelho da Divisão de Cooperação da mesma, e também pelo docente e investigador Adriano Carvalho (diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores). Do lado da Águas do Porto participaram Francisco Cardoso, Pedro Vieira e Rita Cunha, da área da inovação e dos sistemas de informação. O encontro centrou-se em dois desafios concretos da empresa municipal gestora do sistema de águas potáveis e de saneamento da cidade do Porto, procurando estabelecer uma parceria útil com a Universidade para que se encontrem soluções. Esses desafios inserem-se no objetivo global de transformar o Porto numa Smart City, aproveitando de forma mais plena o potencial das novas tecnologias da informação e comunicação. Além desta questão, os responsáveis da Águas do Porto lançaram também o desafio à comunidade da U.Porto para que proponham os seus próprios projetos que, eventualmente, possam ser testados em colaboração com a empresa.

Ainda na mesma semana a U.Porto recebeu a visita da Sword Health no Laboratório de Instrumentação para Medição da Faculdade de Engenharia (FEUP), liderado pela docente e investigadora Teresa Restivo (na fotografia, à direita). Além do contacto com alguns resultados e competências da investigação aí produzida, foram também avaliadas oportunidades de desenvolvimento e comercialização de uma tecnologia chamada SHARE mas também pensado como se poderão aplicar outros resultados desta equipa de investigação nos desafios que a Sword Health enfrenta. Neste momento, a empresa está especialmente concentrada em fisioterapia para Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Esta sessão teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.