Estávamos em 2004 quando se tornou evidente, dentro da Universidade do Porto, a necessidade de criar um gabinete focado na proteção e comercialização da investigação produzida dentro da Universidade. Havia não só que criar maneiras de salvaguardar os interesses da comunidade científica, mas também de impulsionar a valorização do conhecimento e as atividades empreendedoras. Foi com essas bases que, a 15 de abril de 2004, com uma primeira mão do então vice-reitor José Marques dos Santos, foi lançada a Universidade do Porto Inovação, que durante muitos anos foi chamada de UPIN.

Mais ou menos a meio deste caminho que já tem 20 anos, a UPIN assumiu o nome de U.Porto Inovação, aproximando-se também mais da “marca” U.Porto. Mas a missão não mudou, muito pelo contrário. Preservando a missão original, foi-se alargando a mais áreas de atuação. E, ao longo de duas décadas, pode dizer-se que a U.Porto Inovação se tem mantido na vanguarda das atividades que assume como bandeiras: dinamizar a cadeia de valor da inovação na Universidade do Porto, valorizar os resultados de investigação, apoiar a criação de empresas de base tecnológica e reforçar a ligação da Universidade às empresas.

Atualmente, a U.Porto Inovação está sob a tutela de Pedro Rodrigues, vice-reitor para a Investigação e Inovação. “Cheguei a uma U.Porto Inovação com um trabalho já muito consolidado, com vários anos. Estou com a tutela há dois anos e, portanto, já havia muitos anos de trabalho prévio e com uma estrutura já muito madura, organizada e com ideias claras do que era a sua missão. Essa foi a U.Porto Inovação que encontrei.”, refere o vice-reitor. Assumindo os seus planos para o crescimento futuro da Unidade, Pedro Rodrigues realça a notoriedade nacional (e internacional) que a U.Porto Inovação já tem. Um dos objetivos do vice-reitor é continuar o trabalho de reforço da visibilidade, de forma a que seja possível à equipa apoiar cada vez mais investigadores, ligar-se a mais à indústria e ver nascer mais empresas spin-off de base tecnológica.

20 anos de trabalho, cooperação e (muitos!) objetivos alcançados

À data de comemoração é André Fernandes quem dirige a U.Porto Inovação. Nas palavras do atual dirigente, a U.Porto Inovação está em “plena maioridade de funções”. Acrescenta ainda: “esta maioridade é consentânea com a continua evolução desta estrutura da Reitoria. Refiro-me à sua profissionalização e ao seu crescimento, tanto em responsabilidades como em dimensão”.

E a verdade é que, na linha cronológica da U.Porto Inovação, a evolução é visível em muitos aspetos como, por exemplo, na propriedade intelectual. A primeira comunicação de invenção, que deu origem ao primeiro pedido de patente submetido pela Universidade do Porto, data de 2003 (ainda antes da criação formal da U.Porto Inovação). Desde então, já foram recebidas mais de 500 comunicações de invenção e realizados mais de 1000 pedidos de patentes. Desses, mais de 450 patentes foram concedidas a nível nacional e internacional. De destacar ainda que as tecnologias ao cargo da U.Porto Inovação deram já origem a mais de 30 acordos de licença com empresas.

Importa falar também do apoio ao empreendedorismo e das diversas iniciativas levadas a cabo pela U.Porto Inovação. Desde a chancela Spin-off U.Porto – já atribuída a mais de 100 empresas – e o clube que as reúne, o The Circle. Ou o iUP25k, concurso de ideias de negócio que lança este ano a sua 10ª edição e que foi criado de raiz pela U.Porto Inovação em 2010. E também os programas BIP Ignition, BIP Acceleration, entre outros, que, ao longo destes 20 anos contribuíram para alavancar centenas de ideias de negócio e ajudar centenas de empreendedores a ir mais além com os seus projetos.

Por fim, mas não por último, a aposta em chegar mais perto das empresas e potenciar sinergias entre as mesmas e a comunidade científica. Foi com esse objetivo que, em 2011, foram criadas as sessões A2B – Academia to Business – que já potenciaram perto de 70 encontros entre universidade e indústria, com mais de 1700 participantes no total.

Esta é apenas uma amostra do que foi feito ao longo de 20 anos de U.Porto Inovação. É sempre difícil resumir em alguns parágrafos uma história que envolve tantas iniciativas de áreas diversas, tantas lideranças, colaboradores e objetivos definidos. Uma coisa é certa: estar dentro da “família” Universidade do Porto tem sido um verdadeiro leme para as atividades da U.Porto Inovação, essencial para o seu crescimento e maturidade. Como refere André Fernandes: “Pretendemos comemorar esta efeméride com a comunidade da Universidade. De facto, não tem sido um percurso solitário. Mais do que 20 anos da U.Porto Inovação queremos celebrar 20 anos de Inovação da U.Porto.”

Ao longo das próximas semanas, para assinalar a data, a U.Porto Inovação vai publicar várias entrevistas a pessoas que marcaram o caminho da Estrutura da Reitoria. Desde membros da equipa reitoral que, ao longo dos 20 anos, tutelaram a U.Porto Inovação, passando por líderes de equipa e colaboradores. Fiquem atentos!