A U.Porto Inovação tem encetado parcerias com diversas organizações no sentido de concretizar ideias e projetos que se relacionam com a sua missão e objetivos.

Estes são os projetos nos quais a U.Porto Inovação está envolvida:

 

PROJETOS A DECORRER

 

 

UI-TRANSFER

COMPETE 2020

 

O UI-TRANSFER tem como objetivo aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico através de dinâmicas de rede com vista a viabilizar o sucesso das distintas fases do ciclo de I&D e inovação, possibilitando a identificação, viabilização, aceleração e capitalização de projetos inovadores no mercado. 

Os resultados que serão obtidos no UI-TRANSFER permitirão concretizar a estratégia delineada pelas entidades promotoras, nomeadamente no que diz respeito a: 1 - Promover a transferência e aplicação de conhecimento; 2 - Intensificar a cooperação entre empresas e as ENESI&I (entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação); 3 - Potenciar a valorização económica dos resultados de projetos de I&D desenvolvidos; 4 - Difundir conhecimento que contribua para o aumento da procura científica e tecnológica e da inovação empresarial.

 

 

 

INVENTHEI

European Institute of Innovation & Technology | A body of the European Union

 

 

O projeto INVENTHEI surge no contexto da HEI Initiative: Innovation Capacity Building for Higher Education financiada no quadro da Pilot Call for Proposals lançada pelo Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT) e liderada pela EIT RawMaterials (uma das Comunidades de Inovação e Conhecimentos (KIC) da EIT).

Liderado pela Faculdade de Engenharia da U.Porto, o INVENTHEI pretende contribuir para a formação da nova geração de empreendedores através da criação e partilha de práticas de inovação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, melhorando as relações dos seus ecossitemas de inovação regionais e promovendo a investigação para a inovação.

Inspirado na metodologia lean start-up o projeto INVENTHEI implementará um Innovation Vision Action Plan (IVAP) baseado em torno de três dimensões relacionadas com os pilares do EIT:

  • Programas de aprendizagem e Mentoria focados na formação, orientação e envolvimento de estudantes e staff (Pilar da Educação)
  • Estruturas de educação focadas na oferta de testbeds e da investigação orientada para a inovação (Pilar da Inovação)
  • Programas de colaboração e aprendizagem entre a indústria, a investigação e a academia (Pilar Mercado)

 

https://www.eit-hei.eu/

 

 

UI-CAN

COMPETE 2020

 

 

O projeto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo pretende promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

http://www.uican.pt/

 

 

EUGLOHRIA | EUGLOH

Horizonte 2020

 

O projeto EUGLOHRIA surge no contexto da European University Alliance for Global Health (EUGLOH) financiado no quadro da call “Science with and for Society” (do programa H2020). 

O EUGLOHRIA (EUGLOH – Research and Innovation Action) pretende contribuir para a criação de uma Universidade Europeia em Saúde Global através do alargamento da Aliança, focada nas áreas da educação e da formação, às áreas da investigação e da inovação.

Além de reforçar a relação entre as 5 Universidades Europeias da Aliança EUGLOH, o EUGLOHRIA pretende identificar projetos de I&D conjuntos, partilhar o acesso a plataformas científicas das Universidades parceiras e fortalecer as relações da Aliança com os ecossistemas de inovação de cada instituição.

https://www.eugloh.eu/

 

 

 

i2latam

Erasmus+

 

“Fortalecimento da Investigação e Inovação nas universidades jovens para o Desenvolvimento Regional na América Latina” (i2latam) é um projeto de 3 anos, financiado pela Comissão Europeia. O consórcio reúne 14 instituições, 9 das quais da América Latina.

O principal objetivo do projeto i2latam é reforçar as capacidades de investigação e inovação nas universidades “jovens” latino-americanas parceiras, encorajando assim estratégias de colaboração entre as Universidades e atores-chave regionais. Esta dinâmica irá promover uma cultura de colaboração e inovação. 

A equipa da Universidade do Porto conta com o Serviço de Investigação e Projetos, a U.Porto Inovação, o IJUP Empresas e ainda a colaboração do Serviço de Relações Internacionais.

https://i2latam.com/

 

 

 

EMBRACE

Erasmus+

 

 

A atual economia global, orientada para o conhecimento, exige uma maior ênfase na abordagem das questões de inclusão e igualdade social  bem como um maior envolvimento na pesquisa de processos de inovação que respondam às necessidades da sociedade. 

Tais aspirações só podem ser alcançadas se houver um compromisso aberto de colaboração e cooperação entre a hélice quádrupla de atores em qualquer sociedade (Universidades, Empresas, Governo e Sociedade). A base do desenvolvimento de uma sociedade empreendedora inclusiva, colaborativa e socialmente consciente é a Educação.

O principal objetivo do projeto European Corporate Social Entrepreneurship (EMBRACE) é promover  o empreendorismo social nos programas educacionais das instituições de ensino superior e melhorar as competências, empregabilidade e atitudes dos alunos, contribuindo para a criação de novos negócios e oportunidades.

A equipa da Universidade do Porto conta com a U.Porto Inovação e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP).

http://csembrace.eu/pt/

 

 

SPIN UP

INTERREG ESPANHA - PORTUGAL | POCTEP | Portugal - Espanha

 

O projeto SPIN-UP está inserido no POCTEP (programa de cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha) e tem como objetivo estimular a criação de empresas através da transferência de tecnologia e conhecimento.

Pretende-se aproximar os agentes geradores de conhecimento e o setor empresarial na região transfronteiriça, através da melhoria de condições para o aparecimento de novas empresas de base tecnológica, mas também criar apoios a empreendedores, investigadores e outros agentes para que possam transferir conhecimento do mundo académico para o mundo empresarial.

A criação de uma comunidade transfronteiriça de NLT's (Núcleos locais de transferência) deverá ser crucial para este efeito e é também um objetivo do projeto, assim como a dinamização de uma cultura empreendedora baseada em "inovação aberta".

https://spinup-project.eu/

 

 

ADSA

INTERREG

 

O Atlantic Digital Startups Academy é um projeto que tem como objetivo apoiar a competitividade e internacionalização de startups digitais dentro do espaço Atlântico. Este apoio será materializado sob a forma de um programa de aceleração e rede de mentores para facilitar o "scale-up" das empresas participantes. Este projeto conta com parceiros em cinco regiões diferentes (França, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal) e a promoção da internacionalização entre estas regiões é a principal prioridade.

http://atlanticdigitalstartups.eu/