Carlos Brochado, Diana Guimarães, José Almeida e Maria Grácio são os novos colaboradores da U.Porto Inovação, colaboração essa que se desenvolverá em regime de part-time e ao abrigo do programa UPinTech. No passado dia 10 de outubro a equipa da Unidade reuniu-se para dar as boas-vindas aos quatro estudantes da U.Porto, e também para dar formação aos mesmos sobre os trabalhos a desempenhar a partir desse momento. Além disso, os novos colaboradores tiveram ainda oportunidade de conhecer melhor o trabalho da U.Porto Inovação, bem como a sua equipa.

As áreas de formação e especialização dos candidatos escolhidos para esta edição do programa UPinTech - que acontece com o apoio do projeto europeu INVENTHEI - são diversas. Carlos é estudante do mestrado integrado de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), e  durante o seu percurso académico participou em diferentes competições de empreendedorismo. Também da área das ciências da vida é José, que se encontra neste momento a frequentar o doutoramento em Química Sustentável no LAQV-REQUIMTE, focado na síntese sustentável de novos fármacos para a terapia fotodinâmica do cancro. 

Passando para as engenharias, Diana Guimarães é atualmente estudante de doutoramento na Universidade do Porto. A sua experiência profissional inclui trabalho como investigadora bem como Assistente Convidada na Universidade do Porto e o cargo de Engenheira de Sistemas Embebidos na indústria automóvel. Já Maria é estudante de mestrado em Engenharia Física, na Faculdade de Ciências e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É licenciada em Física Tecnológica, pela mesma instituição, e encontra-se a realizar a sua dissertação na área de junções magnéticas de túnel para recolha de energia. Teve oportunidade de estagiar no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

Está, assim, formada uma equipa multidisciplinar que irá apoiar a U.Porto Inovação principalmente nos processos relacionados com propriedade intelectual e transferência de conhecimento.

Sobre o programa UPinTech

Já lá vão mais de dez anos desde que a U.Porto Inovação lançou o programa UPinTech. Desde então, mais de 50 pessoas colaboraram e receberam hands on training na unidade de transferência de conhecimento e empreendedorismo da U.Porto.

O principal objetivo do programa UPinTech é providenciar à comunidade estudantil e científica da U.Porto um contacto direto com as atividades de proteção e comercialização de tecnologias da U.Porto.

A U.Porto Inovação beneficia do trabalho de uma equipa altamente qualificada em proteção, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Para saber mais sobre a oportunidade e as competências necessárias clique aqui.

Esta edição do programa UPinTech conta com o apoio do INVENTHEI, projeto europeu financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.