No passado dia 23 de junho uma comitiva da Universidade do Porto viajou até à Murtosa (Aveiro) para visitar as instalações da empresa Riasearch. A visita foi organizada pela U.Porto Inovação e incluiu investigadores da Faculdade de Ciências, do CIIMAR e do CIBIO-InBIO.

A Riasearch foi fundada em 2016 e centra-se em nutrição de aquacultura. Assumindo-se como uma “contract research organization” (CRO), desenvolve soluções de investigação e desenvolvimento à medida, tais como aditivos alimentares, matérias-primas emergentes (microalgas, insetos, etc.); novas ferramentas nutricionais, entre outros.

Dadas as áreas de atuação da empresa, existem óbvias possibilidades de colaboração com investigadores da Universidade do Porto que também desenvolvam soluções para aquacultura, o que motivou a participação dos investigadores. O objetivo destas visitas, é aproximar o meio académico do meio empresarial para facilitar a criação de sinergias vantajosas para ambos os lados e, por isso, tanto os membros da U.Porto como os da Riasearch tiveram oportunidade de se apresentarem, descrevendo, do lado académico, as áreas de investigação, e do lado empresarial os atuais desafios de investigação que enfrentam.

Além do desenvolvimento dos produtos acima mencionados, a Riasearch tem também uma escala piloto para alimentação em aquacultura feito à medida – o feed mil – e também efetua testes nutricionais in-vivo com peixes de água doce (tilápia, truta e carpa) e com camarão e peixes marinhos (salmão, robalo, corvina).

De destacar também que a empresa é uma Test bed para a Transição Digital e Tecnológica para a Aquacultura e Economia do Mar, designada como DigitaQUA, um projeto que foi aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português. Esta “Test bed” tem possibilidade de testar e desenvolver soluções aplicadas à aquacultura de peixes e camarões em cenários de produção próximos às condições reais.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar as instalações da empresa, nomeadamente as zonas de produção.

Este evento acontece no âmbito do UI-Transfer, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.