BEAT THERAPEUTICS (2024)

A BEAT Therapeutics é uma startup de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento de terapias inovadoras para o tratamento de cancros agressivos. Focada em agentes anticancerígenos que atuam na reparação do ADN, a empresa procura impulsionar avanços na investigação em oncologia, e disponibilizar terapêuticas de elevada eficácia e segurança, com um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes.

 

 

GYNOAID (2024)

A GynoAID acredita que todas as mulheres merecem a melhor experiência de cuidados de saúde possível. A missão da empresa é revolucionar a saúde das mulheres, desenvolvendo ferramentas auxiliares de Inteligência Atificial (IA) que tornam a ginecologia precisa, justa e acessível para todas as mulheres.

 

 

HUBICARE (2024)

A Hubicare é uma startup portuguesa prestadora de serviços de apoio domiciliário a idosos, através de uma aplicação digital destinada à contratação de cuidadores e enfermeiros geriátricos. Pelo direito ao envelhecimento digno, a Hubicare conecta idosos, familiares e profissionais, numa rede de apoio sustentável e qualificada em todas as regiões. A proposta de valor assenta numa parceria de confiança impulsionada pela prestação de serviços qualificados e certificados, através da formação de profissionais no setor em Cuidado Geriátrico e Gerontecnologia. Além disso, os serviços digitais da Hubicare são sustentados a democratização dos dados, a interoperabilidade dos serviços e a automatização dos processos de tomada de decisão com recorrência à inteligência artificial.

 

 

VOXELMAPS (2024)

A Voxelmaps está a construir um digital twin global com uma resolução de 1cm3. Ferramentas proprietárias de ML/AI potenciam as nossas capacidades de análise de dados ao segmentar / extrair / medir objectos numa escala muito maior do que é possível recorrendo a soluções do estado da arte, potenciando o surgimento de novos modelos de negócio.

 

YELLOW STUDIO (2024)

A Yellow Studio é um atelier de arquitetura e design fundado em 2019. Pretendemos contribuir com soluções criativas focadas nas necessidades dos nossos clientes e do meio ambiente. Acreditamos que devemos olhar simultaneamente para outras áreas de conhecimento, na busca de compreender a forma como o espaço criado pode ser utilizado e percecionado, integrando a neuroarquitectura e os conceitos da arquitetura passiva nos nossos processos.

 

VN TECH (2024)

A VN Tech é uma plataforma de negociação automatizada para propostas comerciais em processos de compras corporativas via RFQ (Pedido de Cotação). Ao combinar a teoria de leilão com metodologias win-win e inteligência artificial, ela aumenta significativamente o valor e as economias das propostas dos fornecedores de maneira colaborativa, ótima e transparente, numa fração de tempo.

 

INTUITIVO (2024)

Intuitivo é uma plataforma de avaliação digital para escolas e outras instituições de ensino.

 

KULT (2023)

Kult é uma app/website para descobrir, recomendar e salvar filmes, séries, músicas, livros e podcasts com outras pessoas.

 

ODE (2023)

OdE é uma Oficina dos Edifícios onde se prestam serviços de consultoria na área da engenharia civil focados na qualidade do ambiente interior, eficiência energética e hídrica assim como nas patologias dos edifícios relacionados com a higrotérmica.

 

FULL VENUE (2023)

A Full Venue é uma plataforma de Inteligência Artificial para prever a probabilidade de um cliente potencial comprar produtos, aumentando as vendas por meio de públicos-alvo com alta propensão de compra

 

UNILINKR (2023)

A Unilinkr é uma startup que faz a ponte entre estudantes universitários e empresas à procura de staff para trabalhos pontuais e part-time. O seu objetivo é dar mais independência financeira aos estudantes universitários em Portugal. 

 

WISE PIRATES (2023)

A Wise Pirates é um tech/digital partner de marcas e empresas, procurando ser uma extensão da equipa dos clientes. Focam-se em KPIs de negócio, acompanhados de KPIs digitais e têm como missão distribuir e criar soluções tecnológicas e de negócio para empresas, tanto por customização, como por criação disruptiva.

 

FETALDISC (2023)

A FetalDisc, Lda disponibiliza a primeira solução regenerativa de inspiração fetal para o tratamento da dor lombar através de uma aplicação minimamente invasiva - FETALIX. Este biomaterial providencia aos veterinários e cirurgiões ortopédicos um tratamento inovador e preventivo para a degeneração do disco intervertebral, ao mesmo tempo que promove a economia circular através da criação de valor acrescentado a partir de resíduos animais.

 

 

4DC TECH (2023)

A 4DC Tech desenvolve sistemas de controlo de voo tanto para barcos com hydrofoils, como para aeronaves pilotadas remotamente (drones) de grandes dimensões. A 4DC Tech desenvolveu e implementou o seu sistema de controlo de voo tanto para veleiros de alta competição – America’s Cup (Luna Rossa e Oracle) e Flying Nikka 60 – como em embarcações comerciais eléctricas de alta performance – SeaBubbles e da MobyFly.

 

MOBYFLY (2023)

MobyFly está a desenvolver e a produzir barcos elétricos “voadores” para transporte público. É uma startup com sede em Portugal, Suíça e França. A MobyFly está focada em tornar o transporte náutico de massas mais confortável, mais eficiente financeira e energeticamente, e mais limpo. Estamos a tornar a mobilidade humana mais sustentável, melhorando a sua performance, em particular nos tempos de viagem, aplicando tecnologias de ponta nas áreas da energia e da automação.

 

REGENERA SCIENCES (2023)

A Regenera Sciences atua no desenvolvimento de terapias celulares para a medicina regenerativa veterinária, na perspetiva One Health.

 

TATARA RAZORS (2023)

A Decimal Devotion (“TATARA RAZORS”), com sede no Porto, é uma empresa orientada e vocacionada para a inovação e para o desenvolvimento de novos produtos de barbear que possam estar à altura dos consumidores mais exigentes. A TATARA RAZORS surgiu com a finalidade e o foco em quatro grandes componentes: inovação, design e qualidade e sustentabilidade.

 

CARBOPORA (2023)

A Carbopora, Lda. é especializada no desenvolvimento de tecnologias de membrana seguras, ecológicas e flexíveis para separação/purificação de gases. A tecnologia de membrana exclusiva da CARBOPORA é feita de um precursor polimérico verde, barato e renovável – a celulose – que encontra aplicações importantes em: (1) ar enriquecido com O2 (crítico para processos de oxicombustão); (2) Captura de CO2 de gases de combustão de diferentes origens; e (3) recuperação de hidrogênio (H2) de correntes de hidrocarbonetos.

 

PORTUGAL BUGS (2023)

A Portugal Bugs é uma empresa líder na pesquisa, desenvolvimento e produção de alimentos com valor nutricional aprimorado, enquanto promove a sustentabilidade por meio da incorporação de proteínas de insetos nos seus produtos.

 

VIA GLOCAL (2023)

Via GLocal é uma empresa de assessoria estratégica para organizações que pretendam investir em conhecimento resultante de investigação sobre a perspetiva humana dos mercados para melhorar a sua performance económica e desenvolver habilidades transversais que aprimorem a sua sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESGs), através do treino de competências customizadas à cultura do mercado glocal em que pretendem atuar.

 

CORIUM BIOTECH (2023)

A Corium Biotech é uma startup dedicada à bio produção de couro exótico a partir de células de animais. Responde a uma necessidade da indústria da moda de luxo que procura materiais inovadores que respondam aos critérios dos seus clientes. O que propõe não é uma alternativa ao couro mas sim um couro verdadeiro que, ao ser recriado em laboratório, é cruelty-free e amigo do ambiente.

 

AGIT (2023)

A Agit desenvolveu uma tecnologia que reconhece exercício físico em tempo real usando a câmara do telemóvel. Ao contrário de outras apps, assegura que o utilizador faz o exercício de forma correta e possibilita uma experiência de treino mais social através de partilhas autênticas e competições realistas.

 

MYGREENAPP (2023)

A MyGreenApp é uma startup portuguesa, fundada em 2021, que tem como objetivo contribuir para a descarbonização de indivíduos e organizações através de uma inovadora aplicação móvel de ambição global. 
O mundo de hoje enfrenta as alterações climáticas, a poluição, a destruição dos ecossistemas naturais, a eco-ansiedade e uma lacuna entre a intenção-ação das pessoas. O objetivo da empresa é ajudar pessoas e organizações a reduzir o seu impacto na natureza, fornecendo-lhes uma ferramenta fácil e acessível para monitorizar e compensar a sua pegada de carbono. 

 

 

DIGESTAID (2022)

A DigestAID beneficia da combinação do entusiasmo e competência de médicos gastrenterologistas de diferentes gerações com a perícia de uma equipa de engenharia experiente para tirar proveito de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial. A DigestAID está focada no desenvolvimento de soluções deep learning para a deteção precisa de lesões digestivas. O seu objetivo é melhorar a prestação de cuidados de saúde em Gastrenterologia.

 

BE-ERGO (2021)

A Be-Ergo dedica-se à promoção da Saúde Laboral com foco na Performance Corporativa. Através de ações realizadas on the job, a intervenção da spin-off fomenta a aquisição de hábitos e comportamentos mais seguros e saudáveis com base em 3 domínios essenciais: Ergonomia, Fisioterapia e Exercício Físico laboral. Com mais de 10 anos de experiência, potencializam a produtividade e o bem-estar e previnem doenças dos quadros empresariais.

 

BIOPROSPECTUM (2021)

A Bioprospectum é uma startup que atua na área da inovação tecnológica. A empresa possui um banco de moléculas proprietário resultante das atividades de bioprospecção que desenvolve a nível nacional e internacional e utiliza esse potencial, em conjunto com ferramentas de inteligência artificial, para o desenvolvimento de novos produtos como antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios. Além disso, a empresa desenvolve serviços de consultoria técnico-científica, organização de eventos científicos e é editora da revista científica “Journal of Global Innovation".

 

NATURTECH (2021)

A Naturtech é um projeto empresarial com vista à liderança global na produção e comercialização de compostos fenólicos/antioxidantes através de processos 100% naturais. A diferenciação da Naturtech tem por base uma tecnologia proprietária de extração de compostos fenólicos do bagaço de azeitona de uma forma limpa, natural e com elevada eficiência.

 

BIOFABICS (2020)

A BIOFABICS é uma empresa de investigação e desenvolvimento especializada em análogos de biotecidos 3D, que fornece soluções de nova geração para o estudo, mimetização, reparação e substituição de tecidos e órgãos. A empresa deriva a sua experiência e conhecimento através da sua equipa e em actividades de investigação e inovação

 

IKUTEAM (2020)

Soluções de produtividade para o trabalho digital. A forma e o lugar onde as pessoas trabalham está em constante mudança. A missão da Ikuteam é potenciar equipas e remover os obstáculos para a colaboração no espaço de trabalho digital.

 

NEW MENSUS (2020)

NewMENSUS, Lda é uma empresa de base tecnológica dedicada à prestação de serviços na área da engenharia civil.

 

GRIPWISE (2020)

60% da população idosa Europeia sofre de algum nível de fragilidade física, e os custos estimados para os seus sistemas de saúde são de mais de 81 bilhões de euros / ano. A monitorização preventiva da fragilidade pode manter a qualidade de vida e reduzir custos, mas é complexa. O Gripwise aparece assim como o primeiro sistema integrado e conectado capaz de avaliar e monitorizar a fragilidade de forma simples e rápida, mantendo a energia e a qualidade de vida dos idosos e reduzindo custos.

 

EPTUNE ENGINEERING (2020)

Fundada em 2018, a Eptune Engineering é constituída por uma equipa de engenheiros que se dedicam a estar na vanguarda da inovação. Desenvolvendo produtos para a indústria aeroespacial e eólica, esta spin-off foca-se principalmente em estruturas deployable, mecanismos e têxteis técnicos.

 

MOOT (2020)

A MOOT desenvolveu uma ferramenta de apoio ao treino, seja ele técnico, teórico e/ou prático, tendo em conta a condição física, bem-estar e saúde de bailarinos e outros praticantes de modalidades associadas ao movimento. Essa ferramenta está alicerçada em novas tecnologias e numa plataforma digital bilingue.

 

 

TEKPRIVACY (2020)

A TekPrivacy desenvolve soluções tecnológicas de apoio à atividade dos Data Protection Officers nomeadamente através de soluções SaS para: caracterização dos tratamentos de dados pessoais, avaliação semiautomática do impacto de privacidade, avaliação do risco de privacidade associada aos sistemas de informação de suporte aos tratamentos, atualização permanente com novos riscos e vulnerabilidades, dashboard com o nível de risco de todos os tratamentos da sua instituição, relatório com medidas sugeridas para mitigar o risco de privacidade, entre outras. Além disso, a TekPrivacy presta também serviços de consultoria para a implementação do novo regulamento europeu de proteção de dados (RGPD).

iLOF (2020)

A iLoF é uma empresa de biotecnologia que pretende acelerar uma nova era de medicina personalizada, usando inteligência artificial e fotónica para desenvolver ferramentas de deteção e estratificação que permitam o desenvolvimento de tratamentos personalizados. Através de uma simples amostra de sangue, é criada uma impressão digital do perfil biológico de cada doente de forma a transformar os estudos clínicos e permitir o recrutamento das pessoas certas para os ensaios clínicos, de forma rápida, eficiente e pouco invasiva.

 

 

ROSMANINHO + AZEVEDO (2020)

A Rosmaninho+Azevedo Arquitectos teve a sua génese a partir do cruzamento da formação de base dos sócio-fundadores, Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo, em arquitectura, com a museologia, ambos com formação pós-graduada pela U. Porto. A empresa pretende dedicar-se ao desenvolvimento de consultoria e projetos de arquitetura e museologia, destacando-se a intervenção no panorama cultural e patrimonial.

 

APLIXAR (2020)

A Aplixar foi fundada em 2018. Realiza trabalho especializado de consultoria científica e técnica nos domínios do planeamento estratégico, da capacitação técnica e da avaliação e medição de impacto. A sua atividade desenvolve-se com entidades parceiras dos setores público e privado procurando contribuir para o seu desenvolvimento, potenciar a sua eficiência e demonstrar o impacto da sua "pegada" social.

 

LAYER X (2019)

LayerX (antigaTaikai), fundada em 2018, é uma empresa web3 que tem como missão conectar organizações e programadores através de hackathons e bounties. Atualmente, dispomos de três produtos principais: A TAIKAI é uma plataforma web3 criada especificamente para a realização de hackathons. Esta plataforma foi concebida para simplificar a organização de hackathons online e para facilitar a conexão entre programadores, bem como a sua ligação a potenciais empregadores ou clientes. A Bepro Network é um protocolo web3 destinado a tarefas de desenvolvimento de software, permitindo que as organizações ofereçam prémios pelo desenvolvimento de projetos ou funcionalidades específicas. O dappKit é um SDK open-source robusto que possibilita a criação de aplicações web3 atrativas. Com a combinação destes três produtos, pretendemos capacitar tanto os desenvolvedores como as organizações e os indivíduos, abrindo novas formas de interação e colaboração.

 

AMNIS PURA (2019)

A Amnis Pura é a primeira empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de tecnologias para a indústria do hidrogénio. Os seus produtos incluem células de combustível PEM e unidades de PSA (Pressure Swing Adsorption) para purificação de hidrogénio. Através de um conjunto de parcerias comercializa ainda sistemas de tecnologias a laser e equipamentos para controlo e medição de fluídos.

 

AZITEK (2019)

Azitek desenvolve uma solução de geolocalização indoor e outdoor de baixo custo, destinada ao ramo automóvel, aeroportos e portos marítimos. Com base em tecnologia proprietária de RFID, pretendem digitalizar e localizar ativos de alto valor em grandes espaços, e através de uma plataforma que analisa dados e gera alertas automáticos, otimizando a gestão dos recursos. Atualmente, estão presentes no mercado de concessionários e centros de distribuição de viaturas, representando um potencial de 100 mil clientes nos continentes europeu e americano.

 

OFRTECH (2019)

OFRTECH dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de reatores de fluxo oscilatório, com um desenho inovador e patenteado, que podem operar em modo contínuo ou batch. Estes reatores – disponíveis em unidades à escala laboratorial e industrial – permitem a otimização do processo de mistura em sistemas multifásicos, conduzindo a uma redução dos custos operacionais e uma produção mais eficiente e flexível.

 

 

BERD (2019)

A BERD – One Bridge One Solution encontra-se no top 3 de líderes mundiais na área de métodos e soluções para construção de pontes. Fundada em 2006, participou até à data na construção de mais de vinte pontes e viadutos em cinco continentes. Em 2016 lançou também uma nova unidade de negócio, a unidade para soluções de pontes modulares, cujo primeiro contrato consistiu no fornecimento de mais de cento e cinquenta pontes modulares para o Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru.

PROMPTLY (2019)

A Promptly é uma start-up de digital health portuguesa fundada em 2017 por um grupo de médicos, com a ambição de potenciar que os sistemas de saúde façam cada vez mais uso de resultados clínicos centrados no doente. A visão da empresa para o futuro da Saúde é inspirada por princípios de Medicina baseada em Valor (Value-based healthcare) que estão a atrair cada vez mais atenção em vários sistemas de saúde, um pouco por todo o mundo.

 

BRIGHT (2019)

A BRIGHT – Beyond Research and Information Graphics for Health and Technology é uma empresa de desenvolvimento tecnológico que projeta e implementa soluções para o sector da saúde. Aliando a inovação às necessidades mais prementes de vários segmentos da sociedade, a BRIGHT atua em duas áreas fundamentais: no desenvolvimento de sistemas interativos, aplicações web e mobile que aumentam a qualidade de vida da população; e na criação de soluções de comunicação e marketing digital, que permitem às empresas um posicionamento mais eficiente no mercado e centrado na capacitação do cidadão. 

WEGHO (2019)

Wegho é uma plataforma online que presta serviços de cuidados domésticos ligados à limpeza doméstica e empresarial, manutenção e reparação e acompanhamento infantil. Através de um processo de agendamento pelo site ou app não superior a 60 segundos, a Wegho garante que os seus serviços são executados por prestadores criteriosamente selecionados e que correspondem aos padrões de qualidade exigidos. O cliente avalia no final o serviço prestado, para garantir a monitorização permanente da sua satisfação.

 

INSIGNALS NEUROTECH (2019)

inSignals Neurotech Lda é uma spin-off da Universidade do Porto constituída em 2019, com o objetivo de explorar os resultados de I&D desenvolvidos no BRAINlab/C-BER do INESC TEC em neuroengenharia, liderados pelo Prof. João Paulo Cunha. A empresa promove o desenvolvimento comercial de tecnologias que demonstram ser eficazes no diagnóstico e no tratamento de doenças neurológicas, como a tecnologia iHandU que analisa de forma objetiva os sintomas motores na doença de Parkinson.

 

ERGOFORM (2019)

A ERGOFORM desenvolve planos formativos de cultura ergonómica personalizada para o bem estar produtivo de cada empresa. O bem-estar produtivo é o resultado equilibrado entre aspectos da ergonomia física, mental e organizacional do trabalho. O nosso objetivo é transformar a formação convencional numa experiência de aprendizagem participativa e intuitiva, facilitando a mudança de hábitos e credibilizando comportamentos de bem-estar produtivo para diferentes públicos. 

WISIFY (2019)

A WISIFY Tech Solutions desenvolve soluções para a avaliação do estado nutricional e físico das pessoas e está focada nos profissionais das áreas médicas, nutrição e desporto que necessitem de ferramentas fiáveis e inovadoras para ajudarem a melhorar a vida dos seus clientes. A solução consiste numa plataforma de gestão, aplicações móveis e dois dispositivos: o LIPOWISE para avaliação localizada da gordura corporal e o GRIPWISE para avaliação da força de diferentes grupos musculares.

 

 

ECOINSIDE (2019)

A Ecoinside nasceu em 2006 a partir do 1º Curso de Empreendedorismo da U.Porto e tem-se afirmado como especialista no desenho e implementação de soluções de ecoeficiência e sustentabilidade. Atualmente a empresa tem como foco principal de atuação projetos nas áreas da eficiência energética, energias renováveis e agricultura sustentável, onde trabalha com algumas das empresas mais reconhecidas de Portugal Continental, Madeira e Açores.

 

CREA (2019)

CREA, um gabinete de arquitetura sediado no Porto, nasceu da experiência de colegas cujos caminhos profissionais, apesar de diferentes, orbitavam em torno da mesma visão. Iniciando a atividade em 2014, com enfoque em Reabilitação nos projetos desenvolvidos, o percurso do CREA compreende vários tipos de escalas e tipologias, desde projetos residenciais a equipamentos para clientes privados e institucionais.

 

BANDORA (2019)

A Bandora é a aplicação de Inteligência Artificial à gestão energética dos edifícios, na medida que consegue correlacionar em tempo real todos os dados por ele gerados e devolve o reajuste automático das condições de funcionamento, de modo a reduzir o consumo energético até 40% e aumentar o conforto dos seus ocupantes.

 

BULLET SOLUTIONS (2019)

A Bullet Solutions desenvolve software de scheduling e timetabling. O produto principal da empresa efetua a geração automática de horários para mais de 100 Instituições de Ensino Superior por todo o mundo. A plataforma de scheduling e timetabling da Bullet Solutions pode poupar até 90% do esforço e custo associado ao processo manual e complexo de geração de horários.

 

INVISIBLE CLOUD (2019)

Invisible Cloud é uma startup fundada em 2016 que se dedica ao desenvolvimento de soluções integradas de software. Actualmente fornece uma solução chamada Invisible Collector que, recorrendo a algoritmos de AI, permite aos seus utilizadores gerir de uma forma até 100% automática os seus processos de recebimentos. Paralelamente também fornece uma plataforma de marketing digital que permite aos utilizadores o envio de SMS, emails e chamadas de voz automáticas aos seus clientes e parceiros, validação de contactos e aluguer de bases de dados compatíveis com o RGPD.

 

RHEINFORCE (2018)

A rheINforce Optimal Performance, Lda. pretende explorar comercialmente uma tecnologia desenvolvida pelos seus sócios fundadores, Francisco J. Galindo-Rosales e Laura Campo-Deaño. Esta tecnologia permite desenvolver novos materiais (como por exemplo cortiça ou silicone) com propriedades mecânicas personalizadas e otimizadas para a aplicação onde vão ser utilizados, quer seja para amortecimento de impactos, vibrações ou ruído.

 

MITOTAG (2018)

A MitoTAG desenvolve sistemas de direcionamento de antioxidantes para as mitocôndrias por forma a proteger as mesmas dos efeitos nocivos do stress oxidativo. Esta plataforma tecnológica tem aplicações em diversas áreas que incluem: ingredientes activos para cosméticos anti-envelhecimento, princípios activos para o tratamento de doenças hepáticas e neurodegenerativas bem como suplementos para alimentação animal.

 

SMARTEX (2018)

Smartex é uma solução de engenharia, baseada em Visão Computacional e IoT, projetada para ajudar os fabricantes de tecidos têxteis a melhorar o rendimento da sua produção, reduzindo a produção defeituosa para perto de 0% e fornecendo software de gestão de qualidade, adequado para análise de Business Intelligence. 

 

SNOOD FOODS (2018)

A Snood Foods é uma empresa focada no desenvolvimento de produtos à base de leguminosas com um incrível equilíbrio entre sabor, indulgência e conteúdo nutricional. A nossa missão é adicionar um pouco de charme e prazer a ingredientes incomuns e nutritivos e criar produtos para os consumidores que respondam às suas necessidades nutricionais sem comprometer o sabor e ajudá-los a ter um estilo de vida mais saudável.

 

OKO (2018)

A Oko pretende dedicar-se à produção e comercialização de ferramentas tecnológicas que digitalizam e automatizam os processos de redações de notícias e produtores de conteúdo.

OPT (2018)

A OPT é pioneira em Portugal no desenvolvimento de projetos de I&D no âmbito do planeamento operacional de transportes coletivos, desenvolvendo soluções informáticas avançadas para a gestão e otimização de sistemas de transportes e geração automática de informação ao público. Realiza também trabalhos de consultoria na área do planeamento operacional de transportes, tais como reengenharia de processos de planeamento operacional, estudos de alteração de políticas de pessoal, entre outros.

CODAVEL (2018)

A Codavel (anterior Streambolico) criou uma solução tecnológica que permite melhorar a performance das aplicações móveis, tornando-as mais rápidas e robustas à inerente instabilidade das redes wireless. Com base numa tecnologia desenvolvida na U.Porto, o Bolina SDK ajudará qualquer empresa que queira melhorar significativamente a experiência dos seus utilizadores móveis, uma vez que faz com que a transferência de dados seja 2 a 3 vezes mais rápida do que através das soluções atuais. Esta melhoria permitirá ainda a redução de infraestrutura necessária e, consequentemente, a redução nos custos de gestão.

 

ADDVOLT (2018)

A Addvolt é uma empresa tecnológica dedicada à resolução de problemas em setores onde o potencial de redução de consumo de diesel tem um grande impacto. A empresa desenvolveu o primeiro sistema elétrico Plug-in direcionado ao setor dos transportes, que permite às empresas de transporte com unidades de refrigeração usar energia elétrica, reduzindo assim a dependência do diesel, o nível de ruído e as emissões de CO2 durante a sua operação. A AddVolt cria assim um impacto positivo na qualidade de vida do motorista, enquanto contribui para o desenvolvimento de veículos amigos do ambiente.

 

MUB CARGO (2018)

A MUB cargo é uma plataforma online que conecta pessoas e empresas que precisam de transportar mercadorias com uma rede de parceiros de transporte disponíveis para recolher e entregar essas mercadorias. Para os transportadores, a MUB cargo oferece o acesso a mais pedidos de transporte, o que lhes permite otimizar a capacidade em utilização, já que existe em média um desperdício de 30% do espaço disponível no veículo a cada viagem feita por este segmento. Para pessoas e empresas que precisam de transportar mercadoria, a MUB cargo oferece uma forma fácil de comparar e agendar soluções de transporte a preços acessíveis.

 

GROUND CONTROL STUDIOS (2018)

A Ground Control Studios é uma empresa premiada, especialista e pioneira na área das Realidades Virtuais, Aumentadas e Mistas (VR/AR/MR). Os clientes desta tecnológica têm projetos em áreas tão diversas como turismo, retalho, imobiliário e gestão.

 

SUMMARY (2018)

O SUMMARY é um estúdio de arquitetura sediado no Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Com uma abordagem simultaneamente pragmática e experimental, a sua atividade centra-se no desenvolvimento de soluções pré-fabricadas e modulares, tendo como objetivo primordial a otimização dos processos construtivos em termos de custo, de tempo e de recursos físicos. Entre os vários projetos desenvolvidos por esta empresa destaca-se o Sistema Gomos, sistema construtivo modular em betão armado, que permite a construção de edifícios de elevada resistência estrutural em curto espaço de tempo.  

 

LAST2TICKET (2018)

A LAST2TICKET dedica-se ao desenvolvimento e comercialização de software para gestão de eventos. O mercado-alvo começou por ser nacional mas a empresa está a expandir-se internacionalmente.

 

LEARN BRIGHT (2018)

A Learn Bright, através do serviço Explicas.me dedica-se à intermediação do encontro e interação entre alunos e explicadores, permitindo a marcação de sessões de explicação através da categorização por disciplina e da disponibilização de toda a informação relevante para o aluno fazer a sua reserva (preço, distância, classificação, etc.).

 

LTPLABS (2018)

A LTPlabs é uma empresa especializada na comercialização de atividades de consultoria e inovação em gestão, com o objetivo de desenvolver e implementar processos capazes de ajudar os seus clientes  tomar melhores decisões no que diz respeito a dimensionamento e afetação dos recursos.

 

SHOPAI (2018)

A ShopAI fornece serviços de apoio a lojas e comércio online, em várias dimensões, com base em soluções apoiadas em inteligência artificial.

 

UPLINK (2018)

A Uplink é a empresa responsável pela criação do Hype SDK, um Software interoperável de rede mesh que melhora a conexão entre diferentes tipos de dispositivos (desde desktop até IoT), mesmo quando não existe internet. Este software conecta os dispositivos em malhas de rede locais através de tecnologias já existentes tais como Bluethooth ou Wi-Fi. Assim, permite que o conteúdo passe, de forma segura, de um dispositivo para o outro, até atingir o destino ou um ponto de saída de Internet. O mercado-alvo da empresa é sobretudo global, sendo constituído por programadores de software, empresas que desenvolvem aplicações de comunicação e partilha de informação, entidades de segurança e proteção civil, empresas focadas na inovação tecnológica imobiliária, entre muitas outras.

 

MOBILITY NOW (2018)

A Mobility Now desenvolveu uma solução tecnológica para organizadores de eventos chamada “beamian”. Trata-se de uma solução que permite a identificação de visitantes em eventos de forma digital, mas com um identificador físico. Tem grande implementação no mercado das Feiras de Emprego universitárias por permitir digitalizar o processo de partilha de CV durante a feira, bem como no sector das Feiras Profissionais, fomentando a troca de contactos e informações comerciais sem recurso a papel. Já foi também aplicada em vários eventos corporativos e congressos, pela modernização do processo de check-in e controlo de presenças em sessões, bem como em festivais de música para o controlo de acessos e consumos de visitantes e staff.

HELPPIER (2018)

O Helppier é uma ferramenta de ajuda online que permite a criação de guias passo-a-passo interativos, sem programação e fáceis de atualizar. Estes guias proporcionam aos utilizadores uma melhor experiência online, ajudando-os a navegar e executar tarefas em regime de self-service, sem saírem do próprio software ou website. O objetivo da empresa que criou o Helppier passa por mudar a maneira como as pessoas veem os manuais de utilizador, promovendo a aplicação desta tecnologia a todas as empresas que pretendam rentabilizar tempo e recursos. A Helppier possibilita também a integração com várias ferramentas nas áreas de marketing, vendas, apoio ao cliente, formação e desenvolvimento.

 

VISBLUE (2018)

A Visblue ApS  é uma empresa que desenvolve, produz e vende soluções personalizadas de armazenamento de energia com base em baterias redox de caudal, incluindo o sistema de controlo. A Visblue Portugal, detida pela Visblue ApS, foi fundada em 2017 para desenvolver e produzir módulos de baterias redox de caudal de vanádio.

 

CASAS EM MOVIMENTO (2018)

A Casas em Movimento é uma empresa especializada na criação de edifícios com dinâmicas de espaços. Incorpora um novo conceito de arquitetura viva e as suas tecnologias permitem criar edifícios que rodam até 180º e também coberturas (fotovoltaicas) que podem inclinar até 90º criando sombras nas janelas durante o Verão, e expondo-as ao Sol no inverno. São espaços dinâmicos, que se adaptam às necessidades dos utilizadores, e que podem ser controlados pelos mesmos através, por exemplo, de um smartphone.

 

FLUIDINOVA (2018)

A Fluidinova é uma empresa especializada na produção de nano hidroxiapatite e de fosfato tricálcico, comercializados sob o brand nanoXIM. A elevada qualidade dos seus produtos destina-se a um mercado global, mais especificamente à indústria dos dispositivos médicos, saúde oral e alimentação. 

 

ADHARA (2017)

A Adhara dedica-se à comercialização de produtos no campo da educação médica, no auxílio à prática médica e na formação na área da saúde, que contribuam para a aquisição de conhecimentos e tomada de decisões por parte dos diversos profissionais de saúde.

 

SEER (2017)

A SEER é uma empresa especializada em revestimentos de edifícios (coberturas, fachadas e interiores) que tem por missão a conceção e implementação das soluções mais duráveis e sustentáveis do mercado. A sua atuação baseia-se numa relação de confiança e lealdade para com os seus clientes, alicerçada num conhecimento profundo das tecnologias disponíveis e dos edifícios em que se pretende intervir, sejam eles novos ou existentes.

 

TRENMO (2017)

Desde 2005 que Trenmo Engenharia SA se tem dedicado particularmente ao desenho de redes, potenciando o valor do território e produzindo soluções de organização do transporte público e de mobilidade. O seu mercado-alvo é sobretudo nacional, mas com uma componente global algo direcionada para as economias de transição, procurando atuar junto dos operadores de transporte público, autoridades de transporte, administração local e regional e também promotores de investimento.

 

STRONGSTEP (2017)

A Strongstep dedica-se à consultoria, formação e certificação de empresas no seu desenvolvimento de software e nos seus serviços. O mercado-alvo é, sobretudo, global, sendo constituído por empresas tecnológicas que desenvolvem soluções ou prestam serviços altamente tecnológicos. 

 

XPECTRALTEK  (2017)

A Xpectraltek é uma empresa tecnológica que desenvolve soluções em imagem espectral aumentando, desta forma, o campo de visão para além do que é visível (ultravioletas (UV) e infravermelhos (NIR)). As suas soluções podem ser aplicadas no Património (diagnóstico e monitorização do património cultural), Agricultura (monitorização de pragas, níveis de hidratação e necessidades nutricionais das plantas) e Indústria (controle de qualidade em tempo real para processos de produção, identificação de defeitos nos materiais e monitorização da homogeneidade dos mesmos).

 

GEMA (2017)

GEMA é uma empresa de tecnologia criativa, particularmente focada na criação de experiências interativas e imersivas. Combina tecnologia, audiovisuais e criatividade para chegar a soluções como video mapping, salas 4D, ambientes imersivos, hologramas, realidade virtual, realidade aumentada, áudio/videoguias, jogos, instalações interativas e aplicações multitouch. O mercado-alvo é global e atualmente a empresa está presente em Portugal, Brasil, Inglaterra e México.

 

HUUB (2017)

A Huub é uma startup que gere a totalidade de cadeia de abastecimento de marcas que operam no mercado fashion à escala mundial. Todos os processos logísticos e de distribuição ficam a cargo da empresa que criou uma plataforma tecnológica, o Spoke, que suporta e torna visual toda a operação aos olhos do cliente que consegue assim focar-se no essencial: o design e venda das coleções para todo o mundo.

 

BIOMODE (2017)

A Biomode é uma empresa inovadora na área da biotecnologia, onde as principais atividades estão focadas na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de kits de diagnóstico rápido com base na tecnologia de “Peptide Nucleic Acid FISH” para a deteção de microorganismos em alimentos e amostras clínicas. O foco inicial da empresa é certificar os seus produtos da área alimentar junto da entidade de certificação norte-americana - AOAC. Dois dos seus produtos, Probe4Monocytogenes e Probe4Cronobacter, estão na fase final de certificação e outro - Probe4Salmonella - deverá iniciar o processo em breve.

 

LABORDERS (2017)

A LabOrders (desenvolvida e comercializada pela empresa PetriDish Software) é uma plataforma online de gestão de encomendas de material de laboratório que reúne, num único sitio, fornecedores e cientistas. Os catálogos da LabOrders agregam mais de 3 milhões de produtos com preços validados pelos fornecedores. O mercado-alvo é, sobretudo, nacional, sendo constituído por Faculdades, Universidades ou Instituições de Investigação.

 

ADVANCED CYCLONE SYSTEMS (2017)

A ADVANCED CYCLONE SYSTEMS, S.A., que agora se chama ACS, dedica-se à comercializaçao e desenvolvimento de equipamentos de filtragem industrial, baseados na tecnologia ciclónica. Desde o Cyclone Hurricane até aos Sistemas ReCyclone, mecânicos e eletrostáticos, a ACS tem vindo a apresentar ao mercado um conjunto de soluções inovadoras e eficientes no domínio da captura de partículas finas, com a vantagem de não necessitarem de manutenção e de propiciarem um campo vasto de aplicação, quer na área do controlo da poluição quer na área da recuperação de produto. 

 
 

MERCATURA (2017)

A MERCATURA – Tecnologias de Informação, Lda. Teve a sua génese no INEGI- Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial no ano de 2005. A empresa pretende continuar a dedicar-se à disponibilização de serviços de base tecnológica com particular incidência em: desenvolvimento de sistemas de informação inovadores para apoio a processos de gestão das instituições; consolidação de um sistema de apoio de gestão das conferências; manutenção dos sistemas desenvolvidos nas várias organizações. O mercado-alvo é, sobretudo, nacional, sendo constituído por todas as empresas e/ou organizações que pretendam otimizar os seus processos de negócio recorrendo a sistemas de informação. Estende-se também a instituições do sistema científico nacional que organizem conferências.

 

NCREP (2017)

O NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. presta serviços de consultoria, inspeção e diagnóstico, monitorização e projeto no âmbito da reabilitação/ reforço das construções. A sua atividade apoia-se no conhecimento e experiência acumulada pelos seus fundadores ao longo de mais de 15 anos de atividade técnica e científica nesta área. A atuação da empresa segue as mais recentes recomendações internacionais, propondo projetos que minimizem o impacto sobre as construções, num compromisso entre funcionalidade, segurança e salvaguarda do edificado.

 

FOODINTECH by FLOW (2017)

Foodintech By FLOW é pioneira no desenvolvimento de sistemas MES (Manufacturing Execution System) para o setor Industrial. Através da solução Flow Manufacturing, os industriais conseguem aumentar a qualidade dos produtos, garantir a rastreabilidade e reduzir os custos de produção.

 

SYSADVANCE (2017)

A SYSADVANCE – Sistemas de Engenharia, S.A. é uma empresa baseada em tecnologia, que desenvolve e fabrica equipamentos para a separação de gases no local e fornece soluções integradas para gases e ar comprimido, como geradores N2, O2, O2 Médico e O2 VSA, Biogás, He, H2 e Purificação SF6, bem como soluções personalizadas de engenharia. Desde a sua fundação em 2002, como spin-off da Universidade do Porto, a empresa registou um crescimento significativo e contínuo, como resultado da sua estratégia de satisfação do cliente, bem como da sua superior tecnologia e fiabilidade dos produtos e tecnologias entregues. Com pessoal técnico altamente qualificado, a SYSADVANCE esforça-se por fornecer tecnologia de ponta aos seus clientes em mais de 40 países, em diferentes indústrias e setores de atividade.

 

IPBRICK (2017)

As soluções da IPBRICK S.A. operam em Cloud Privada, em parceria com os data centers locais, e cobrem quatro áreas fundamentais das comunicações empresariais: comunicações unificadas, e-mail e groupware, gestão documental e de processos e ainda uma rede social corporativa. A empresa tem sede na cidade do Porto de onde exporta tecnologia para todo o mundo, através da sua rede de parceiros

                                                                                                                                                                                   

ADYTA (2017)

A Adyta é uma empresa com capitais exclusivamente portugueses, que tem como objetivo a promoção de soluções, na área da defesa e proteção de comunicações, especializadas e ajustadas às necessidades de órgãos de soberania, grupos empresarias e outras organizações que, pela natureza das suas atividades, tratem informação e dados de caráter sensível ou classificado. Os  seus cofundadores têm mais de 50 anos de experiência agregada em segurança informática, cibersegurança, gestão de sistemas de informação e proteção de dados, colaborando frequentemente com o Gabinete Nacional de Segurança, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Procuradoria-Geral da República.

 

CONNECT ROBOTICS (2017)

Connect Robotics presta o serviço de transporte por Drone.  A tecnologia de automação dos drones teve origem durante o doutoramento de um dos fundadores, na Faculdade de Engenharia da U.Porto, e o negócio começou a tomar forma graças à incubação no UPTEC e financiamento do ESA BIC Portugal. Ser uma spin-off da U.Porto nos dá a credibilidade e confiança necessária para avançar com essa inovação tão disruptiva. 

 

 

DIDIMO (2017)

Os DiDiMos podem ser usados para melhorar radicalmente muitas experiências digitais, incluindo VR, jogos, mensagens, marketing digital e plataformas sociais. É apenas quando confiamos e acreditamos em algo que conseguimos experenciar envolvimento e realização pessoal. As interações digitais tradicionais não possuem a empatia emocional para fazer isso acontecer mas os Didimos alteram isto trazendo um nível diferente de personalização para o mundo digital. A empresa acredita firmemente que, em breve, todos terão um Didimo nos dispositivos móveis e redes sociais, e não se vão lembrar como era quando não o tinham ... E a maioria dos softwares e aplicações serão criados para os usar.

 

3DECIDE (2017)

A 3Decide dedica-se a potenciar negócios visualmente (Making Business Visually)! A aplicação de tecnologias e conteúdos visuais é essencial para uma nova geração de ferramentas empresariais, desde a vertente de Marketing e Vendas até à de Gestão. A empresa permite a criação de aplicações  para Smartphone/Kiosk, Ferramentas de Intranet poderosas ou Experiências Imersivas para websites e redes sociais com a combinação certa de Dashboards de KPI, Diagramas Avançados, Mapas, Plantas 2D, Modelos 3D, Vídeos e Fotos 360º ou qualquer outra visualização necessária. Desde soluções simples prontas a usar, a plataformas complexas feitas à medida do cliente, o objetivo da spin-off é ajudá-lo a tornar-se Visual!

 

JUMPSELLER (2017)

O Jumpseller é uma plataforma de e-commerce que permite a qualquer pessoa vender facilmente online, tanto através de loja online, como pelas redes sociais. O Jumpseller oferece uma loja online profissional integrada com diversos métodos de pagamento e softwares de inventário e facturação. A equipa da Jumpseller tem uma forte experiência técnica na área do e-commerce, para além de um grande histórico de integrações com operadoras locais de transporte e logística, apoio ao cliente em vários idiomas e relações com gateways de pagamento de cada país, como é o caso da Easypay e da IfThenPay em Portugal. Os seus clientes estão maioritariamente no México, Chile, Colombia e USA.

 

OSTV (2017)

A OSTV, LDA é uma empresa de media especializada em criação de conteúdo para todas as plataformas digitais. A OSTV lançou o Canal180, um canal de televisão premiado em Cannes dedicado às artes e à criatividade, voltado para os novos criadores do mundo, disponível em cabo, web e mobile. O Canal180 transmite alguns dos conteúdos de vídeo mais originais e inovadores do mundo, da música ao design, através de uma rede global de colaborações. As parcerias incluem algumas das instituições de arte mais respeitáveis, festivais de música, eventos culturais e meios de comunicação globais, como Pitchfork e Archdaily.

 

I-SENSIS PERFUME DESIGN (2017)

A I-SENSIS PERFUME DESIGN é especialista na criação de fragrâncias personalizadas para os seus clientes. As fragrâncias desenvolvidas são aplicação nas várias vertentes do marketing olfativo, seja em variados produtos perfumados ou em aromatização profissional de espaços. O mercado empresarial (Business 2 Business) é o seu mercado principal. Os produtos perfumados são desenvolvidos em regime private label, chave-na-mão. A aromatização de espaços é feita utilizando tecnologia própria e patenteada.

 

THERMOSITE (2017)

A Thermosite especializou-se no desenvolvimento de software de orçamentação para clientes finais e também na distribuição de produtos de climatização, nomeadamente ar condicionado. O mercado-alvo da empresa é, sobretudo, nacional, e abrange tanto clientes finais, interessados em comprar aparelhos de ar condicionado, bombas de calor, esquentadores, entre outros, como por instaladores e distribuidores interessados em comprar os mesmos produtos.

 

TONIC APP (2017)

A TONIC APP SA é uma empresa especializada na área da saúde digital mobile, para comunicação segura e dedicada entre médicos e de conteúdos profissionais em saúde. O mercado-alvo da spin-off é, sobretudo, europeu e países de língua portuguesa, sendo constituído tanto por utilizadores finais, os médicos, como intermédios: hospitais e outras organizações de saúde. 

 

NEOSCOPIO (2017)

A NEOSCOPIO S.A. desenvolve produtos de software e software personalizado, usando uma metodologia AGILE que foi adaptada pela empresa a uso de componentes de software open source, com foco na qualidade do desenvolvimento. A Neoscopio é uma empresa certificada IT-MARK (desenvolvimento de software) e é entidade certificada pelo programa PT2020 para projetos de Inovação e de I&D. Com 10 anos de existência em 2017 conta com uma alargada oferta de vários produtos e serviços, tais como: Rápido desenvolvimento de software e integração continua (Neodevel), Software para Intranets corporativas promovendo a integração de outras soluções do cliente (NeoContent), Software de gestão de projetos (NeoWorking) dedicado à gestão de equipas, comunicações, ficheiros e documentos com controlo de versões e com um motor de gestão de regras de workflow, como alertas (email/sms/etc), mecanismos de aprovação, etc. O mercado-alvo da Neoscopio são sobretudo medias/grandes empresas, universidades e/ou instituições que necessitem de soluções adaptadas e evolutivas, capazes de integração e evolução continua.

 

EZ4U​ (2017)

A plataforma da EZ4U (ou Curiosity Layer – Investigação e Comunicação) permite o envio de SMS, com cobertura verdadeiramente mundial, ao preço mais competitivo do mercado. As configurações do sistema permitem, entre outras funcionalidades: contactos recorrentes e/ou campanhas de marketing massivas; envio através da web ou mecanismos automáticos; solução White Label para agências e revendedores; envio para destinos nacionais e internacionais; mecanismos de receção com processamento automático; e integração com sistemas externos através de API. Atualmente, a solução da EZ4U encontra-se já nos mais diversos sectores como o retalho, saúde, banca, educação, transportes, entre outros. Os fundadores da EZ4U basearam-se na experiência adquirida nas Faculdades de Engenharia e Economia para o desenvolvimento da componente de I&D da Plataforma Tecnológica.

 

RUNNING PHOTOS (2017)

A Running Photos (ou Advanced Details - Consultoria e Comunicação) é uma plataforma online com total integração com os sistemas dos organizadores de eventos desportivos que permite: aos atletas (profissionais, amadores ou ocasionais) aceder facilmente às suas fotografias - consulta e/ou aquisição; a empresas promover e ativar as suas marcas, produtos e serviços de uma forma fácil e de baixo custo, mantendo uma associação a eventos emocionalmente marcantes. A spin-off gera cenários de win-win em qualquer perspetiva: os atletas têm acesso às suas fotos de forma fácil e a baixo custo; as organizações têm um serviço premium sem qualquer custo ou risco, com geração de receita adicional e aumento da visibilidade dos seus eventos; as empresas e agências de marketing obtêm uma nova forma de ativar e promover as suas marcas com um modelo de custos muito semelhante aos Google e Facebook ads, assegurando uma maior ligação emocional e menores custos. Atualmente a empresa está a trabalhar para migrar a solução para outros desportos, nomeadamente Futebol, com a Match-Photos.

 

MEDIDA​ (2017)

A MEDIDA - Serviços em Medicina, Educação, Investigação, Desenvolvimento e Avaliação LDA atua no desenvolvimento, avaliação e  distribuição de produtos e serviços para pessoas com doenças crónicas, especialmente para doentes alérgicos e respiratórios. O mercado-alvo da empresa são os prestadores de cuidados de saúde e empresas da indústria farmacêutica. Atualmente, aposta no desenvolvimento de tecnologias m-Health nomeadamente de processamento de som e imagem dos sensores de telemóveis para monitorização de patologias respiratórias.  Entre os seus principais projetos contam-se uma aplicação móvel para aumentar a adesão à terapêutica inalada da asma (INSPIRERS), os questionários CARAT (Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test) e CARATKIDS, usados em mais de 20 línguas e um sistema de suporte à decisão clínica que auxilia a interpretação dos valores de óxido nítrico exalado (FENO). A MEDIDA, LDA resulta da experiência acumulada e investigação desenvolvida pelos seus fundadores, ao longo dos anos, no contexto do CINTESIS – FMUP e FCUP.

 

INANOENERGY​ (2017)

InanoEnergy dedica-se ao desenvolvimento, prototipagem e produção de soluções de recolha de energia para a internet das coisas com base em nanogeradores que convertem energia desperdiçada em eletricidade. Esta spin-off nasceu no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e o seu mercado é nacional e internacional.

 

MASDIMA​ (2017)

A MASDIMA LDA dedica-se à produção e comercialização de um sistema multi-agente para gestão de operações irregulares nos centros de controlo operacionais das companhias aéreas e todos os serviços relacionados. O mercado-alvo da empresa é global, e inclui companhias aéreas e consultoras que funcionem como distribuidores e integradores da solução. Desde o início de 2014 os promotores do projeto têm vindo a criar conhecimento na área de Inteligência Artificial e Machine Learning. Recentemente, concretizaram algumas parcerias com as companhias aéreas TAP Air Portugal, KLM Cityhopper (KLC), Emirates, Qatar and Air Baltic.

 

EYE2MAP​ (2017)

A Eye2Map é uma empresa prestadora de serviços de mapeamento aéreo com recurso a drones. Os seus serviços caracterizam-se pela recolha de informação com sensores a bordo dos drones e respetivo processamento de dados. Os resultados desse processamento resumem-se a produtos de informação geográfica e podem ser úteis para Topografia, Cartografia, Cadastro, entre outros. A Eye2Map teve a sua génese no trabalho desenvolvido pelo seu promotor, no âmbito da licenciatura em Engenharia Geográfica (FCUP). 

 

INNOVCAT​ (2017)

A InnovCat é uma spin-off de base tecnológica focada na investigação, desenvolvimento e comercialização de catalisadores heterogéneos e materiais funcionais. O X-CAT, um catalisador heterogéneo para a produção de biodiesel, é um dos seus produtos que se encontra em fase de prova de conceito pré-industrial e pré-comercialização. A empresa presta também serviços e consultoria no mercado mundial de catalisadores heterogéneos, nomeadamente na otimização de aumento de escala laboratorial para piloto e pré-industrial e no desenvolvimento de novos processos químicos à escala industrial, para a produção de biodiesel e bioprodutos resultantes da valorização da biomassa. O mercado desta spin-off, cuja origem está associada aos resultados de investigação desenvolvida na FCUP, é global, incluindo países como EUA, Canadá, Espanha, França, países asiáticos, entre outros.

 

EVERYTHINK​ (2017)

EVERYTHINK (e=k) é um estúdio de design com a missão de criar conceitos, produtos e serviços que impactam de forma positiva a vida das pessoas e que a tornam mais fácil e feliz. A capacidade de prever, ver e fazer ver os comportamentos, desejos, tensões e necessidades das pessoas e a experiência acumulada em projetos tão distintos, permite uma observação do mundo através de diferentes perspetivas. Na EVERYTHINK, a criatividade e o design aliados à técnica oferecem as condições ideais para criar as melhores coisas de forma tangível, com potencial, significado e valor para as pessoas.

 

 

GISGEO​ (2017)

A Gisgeo Information Systems comercializa produtos e serviços de software web e mobile capazes de capturar, armazenar, analisar e/ou apresentar dados georreferenciados. É uma empresa especializada em Sistemas de Informação Geográfica. Entre os serviços desenvolvidos pela spin-off destacam-se, por exemplo, o Portal do Clima, criado para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, ou o serviço Áreas de Acolhimento Empresarial, produzido para a Comissão da Região Norte. Além de Portugal, a Gisgeo está presente também nos mercados de Espanha, Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

 

 

 IS4H - INTERACTIVE SYSTEMS FOR HEALTHCARE​ (2017)

IS4H - INTERACTIVE SYSTEMS FOR HEALTHCARE desenvolve e comercializa sistemas interativos para a saúde. O principal produto são os sistemas de auscultação interativa, com destaque para o IS4Learning, uma tecnologia de ensino já a ser utilizados em escolas de medicina em Portugal e França, e em negociações avançadas no Canadá, Espanha e EUA. Para os elementos da empresa, o trabalho de investigação sempre foi encarado como uma oportunidade única para empreender e os fundadores da IS4H possuem uma vasta experiência adquirida em entidades da U.Porto – FCUP, FEUP, CINTESIS e IT. 

 

VENTURE CATALYSTS (2017)

Venture Catalysts especializou-se na criação de startups de base tecnológica e científica e, neste sentido, dedica-se a suportar todas as atividades desde a angariação de financiamento até scale-up. As empresas resultantes da sua atividade são já responsáveis pela criação de mais de 30 postos de trabalho altamente qualificados, a sua maioria formados na U.Porto. Assim, a Venture Catalysts vê a U.Porto como um dos principais ecossistemas providenciadores de recursos humanos para compor as empresas que ajudam a formar. Para a spin-off, os recursos humanos representam um fator muito importante para o sucesso dos projetos, motivo pelo qual tencionam reforçar de forma constante a relação com a Universidade do Porto.

 

FIBERSAIL (2017)

Fibersail pretende dedicar-se à produção e comercialização de um sistema disruptor de SGM (Structural Health Monitoring) para estruturas críticas, tendo como mercado-alvo, numa primeira fase, a indústria produtora de dispositivos para captar energia eólica. A Fibersail pretende facilitar e otimizar a criação de pás eólicas mais eficientes junto de desenhadores e construtores, ajudando a reduzir o custo das energias renováveis. Para os fundadores da spin-off, a colaboração com a Faculdade de Engenharia da U.Porto foi uma grande vantagem competitiva que trouxe valiosos resultados de I&D para ambos.

 

IMMUNETHEP (2017)

Immunethep é uma empresa de base biotecnológica que nasceu no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). A empresa spin-off U.Porto encontra-se a desenvolver imunoterapias que combatem infeções bacterianas. A Immunethep encontra-se a desenvolver a única vacina antibacteriana que endereça múltiplas bactérias, incluindo bactérias conhecidas pela sua resistência a antibióticos quer gram negativas (E. coli e K. pneumoniae) quer gram positivas (S. aureus, S. pneumoniae, GBS). A vacina destina-se a prevenir infeções por estas bactérias na população, mas sobretudo em grupos de risco como, por exemplo, pacientes que vão realizar cirurgias, idosos, diabéticos ou mesmo recém-nascidos. 

 

FASTinov (2017)

FASTinov é uma start-up relacionada com a I&D e nascida em contexto académico na Faculdade de Medicina da U.Porto. A sua tecnologia, já patenteada, permite realizar testes antimicrobianos muito mais rapidamente do que usando os métodos atuais com grande acuidade e muito mais informativos. "Com esta tecnologia, será possível esclarecer os principais mecanismos de resistência dos microrganismos, fundamental para a compreensão da transmissão e desenho de novas terapêuticas, bem como garantir um tratamento seguro e atempado evitando mortalidade", são as palavras da CEO Cidália Pina Vaz.

 

VIRTUALCARE (2017)

VirtualCare - Systems for life é uma empresa especializada na área da medicina e surgiu no atual Departamento de Medicina da Comunicada Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS). Dedica-se à comercialização dos produtos VC AnesthCare (um registo clínico para a anestesia, que pode ser usado por médicos, enfermeiros e administrativos), VC BreastCare (para a patologia mamária), VC ObsCare (para registos clínicos e obstetrícios), VC PsychCare (para prescrição e administração de anti psicóticos de longa duração) mas presta também serviços de consultoria, apoio à investigação clínica, cursos online e formação in company.

 

DIGITAL FLOW (2016)

Digital Flow - Innovation & Gamification foi criada em 2009 para dar resposta às necessidades de modernização e digitalização dos processos de procurement de empresas e entidades públicas. Da resposta a este desafio foram desenvolvidas competências e metodologias inovadoras que se aplicaram posteriormente à gestão dos processos de inovação empresariais. Atualmente, a Digitalflow está especializada na criação de ferramentas, baseadas na gamificação, que permitem desenvolver abordagens de maior valor acrescentado aos processos de inovação e empreendedorismo, com clientes e projetos de referência em empresas e universidades.

 

SPHERE ULTRAFAST PHOTONICS (2014)

Sphere Ultrafast Photonics é uma empresa dedicada ao desenho e fabrico de tecnologia laser ultra-rápida exclusiva e de alto desempenho. A empresa foi fundada em Setembro de 2013 por Hélder Crespo e Rosa Romero, da Universidade do Porto, e por Anne L'Huillier, Miguel Miranda, Cord Arnold e Thomas Fordell, da Universidade de Lund, Suécia. Este projeto nasceu no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, fruto de muitos anos de investigação e desenvolvimento em ótica e fotónica ultra-rápidas. A equipa dedica-se aos sistemas laser ultra-rápidos e a novas soluções para o seu controlo e medida, proporcionando aos seus clientes produtos únicos que não só melhoram o desempenho das aplicações de lasers de femtossegundos, como permitem também o acesso a novos regimes de interação laser-matéria a escalas de tempo sem precedentes.

 

METABLUE (2013)

Metablue deu os seus primeiros passos no âmbito do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE). A partir do programa de mestrado, os promotores da METABLUE estudaram várias tecnologias da Universidade do Porto, para depois enveredarem pelo desenvolvimento de um dispositivo médico que permite o diagnóstico precoce de otites - o OTITEST. A Metablue dedicada-se à comercialização de dispositivos médicos, tais como o Otitest o Lipowise e o Digital Laryngoscope. 

 

HEALTHY SYSTEMS (2013)

HealthySystems fornece tecnologias de informação e segurança na área da saúde. Está, neste momento, a crescer de forma sustentada querendo avançar para o patenteamento de alguns dos seus produtos bem como avançar para a internacionalização da empresa. Luís Antunes quer que a HealthySystems seja “encarada no mercado como uma empresa que atua como terceira parte de confiança (TTP – Trusted Third Party) em áreas chave das tecnologias de informação e segurança" e crê que, para isso, a chancela Spin-Off U.Porto foi muito importante. Acrescenta ainda que “o sucesso alcançado pela HealthySystems no primeiro ano de vida ultrapassou muito as melhores expectativas”. 

 

MICE (2013)

MICE – Molds and Injected Components Engineering é uma empresa vocacionada para a engenharia de materiais termoendurecíveis e compósitos. Ricardo Santos (MICE), considera que a credibilidade que vem associada ao nome da U.Porto é muito importante, tornando possível “mostrar o suporte que as tecnologias da MICE têm em investigação de ponta que foi produzida na melhor Universidade do País”, acrescenta. Na opinião do representante da jovem empresa, a chancela permite estabelecer uma base de credibilidade: “A MICE vai ainda precisar de algumas tarefas de desenvolvimento, e a associação à U.Porto é para nós bastante importante”, refere. Os empresários estão agora em busca de novos clientes para aumentar a reputação e visibilidade da MICE na produção de peças.

 

VENIAM (2013)

A plataforma desenvolvida pela Veniam move terabytes de dados entre os veículos e a cloud. Hoje em dia, a Veniam oferece soluções de Mobile Wi-Fi e de dados a frotas em todo o mundo. A experiência combinada de distribuição e operacionalização de uma rede de veículos interligados em cidades como Porto, Singapura e Nova Iorque, deu à Veniam o conhecimento crítico para antever a evolução de um futuro repleto de veículos autónomos. Com mais de 80 patentes, a plataforma da Veniam combina uma arquitectura multi-rede, com gestão inteligente (e local) de dados e, sobretudo, uma plataforma de comunicação veículo-Cloud fiável de baixa latência que possibilita uma experiência de qualidade superior e escalável. Claramente, um requisito fundamental para fornecedores de mobilidade-como-serviço e para os seus clientes, agora dispensados da condução. A Veniam permite que veículos conectados em rede sejam algo mais que simples máquinas que transportam pessoas e bens de um lugar a outro: a rede de veículos interligados da Veniam expande a cobertura de rede sem fios e reúne quantidades massivas de dados urbanos de uma extensa variedade de aplicações de cidades inteligentes. A Veniam foi criada em 2012 por João Barros e Susana Sargento, docentes das Universidades do Porto e de Aveiro, respetivamente, e por Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, e Roy Russell CTO da ZipCar, a maior empresa de car-sharing do mundo. Atualmente, a Veniam possui escritórios no Porto, Mountain View, Nova Iorque e Singapura.

 

EFISENERGY (2011)

Leonel Ramos e Hugo Gonçalves são as mentes por trás da Efisenergy e a dupla venceu o iUP25k (concurso de ideias de negócio da U.Porto) em 2010. Leonel Ramos acredita que o "acesso facilitado ao contacto com departamentos de faculdades da U.Porto para colaboração em projetos de I&D é uma das maiores vantagens" da chancela Spin-Off U.Porto. A empresa está concentrada em fornecer serviços na área da engenharia e construção sustentável.

 

 

 

 

SYSNOVARE (2011)

Sysnovare cria, desenvolve e implementa soluções informáticas Inovadoras que visam acrescentar valor ao negócio dos seus clientes. Rui Santos, responsável pelas Operações (COO), considera que “o facto de a Sysnovare se apresentar como uma Spin-off da U.Porto abre seguramente muitas portas”. Especialmente focada nos nichos de Gestão Académica, Gestão de ContraOrdenações e Gestão de Recursos Humanos, a Sysnovare tem implementações em Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde.

 

 

INOVAPOTEK (2010)

Inovapotek dedica-se à prestação de serviços de I&D a indústrias cosméticas, farmacêuticas, de dispositivos médicos e suplementos alimentares. Foi a primeira empresa a querer associar-se à chancela Spin-Off U.Porto, em Janeiro de 2010, uma ligação essencial pelo mérito e excelência científica reconhecidos da Universidade do Porto. No seu 9º ano de atividade a inovapotek trabalha com clientes um pouco por toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, continuando ainda a investir na sua internacionalização.

 

EMPRESAS QUE DEIXARAM DE SER SPIN-OFF

 

PARLI (2018 - 2019)

Parli é uma aplicação online para aprendizagem de línguas completamente gratuita. O nosso método de ensino segue uma estratégia de storytelling, que utiliza as cidades para uma aprendizagem mais prática,  e artigos que vão de encontro aos interesses e nível de aprendizagem do utilizador. O principal objectivo da Parli é oferecer uma ferramenta de qualidade que permita a qualquer pessoa, independentemente das suas possibilidades financeiras, aprender uma língua nova. 

 

EACT ERGO+ACTIVA (2017 - 2019)

EACT ERGO+ACTIVA trabalha com empresas e instituições que procuram mudar e potenciar comportamentos, posturas e ambientes de trabalho. Dedica-se à avaliação / formação de serviços com base no ErgoCoaching – ergonomia do local de trabalho através da prática de conceitos de ergonomia, coaching, exercícios físicos e de compensação e/ou aplicação dos princípios da fisioterapia preventiva. A metodologia da spin-off é pioneira na transformação e consolidação de hábitos, posturas e gestos mais saudáveis e ergonómicos. A EACT nasceu na FADEUP – Faculdade de Desporto da U.Porto, que por sua vez prestou-se, desde cedo, para apoiar a empresa e, em conjunto, desenvolveram know-how relevante nas áreas do Exercício, Fisioterapia e Ergonomia, o que permite à EACT ERGO+ACTIVA adquirir vantagens competitivas no mercado e ser pioneira e referência nas áreas em que atua.

 

ECOCUBO (2017 - 2018)

Assente numa arquitetura de valores intimamente ligados com a envolvente natural, o Eco³ (Ecocubo) desenvolve soluções que permitem a exploração sustentável do território, com reduzido impacto ambiental. A soma desses valores resulta numa estrutura física que privilegia a utilização de produtos locais e ecológicos como a cortiça, um produto 100% natural e nacional, proporcionando o essencial para maximizar a experiência de completa imersão e proximidade com a natureza.
Eco³, a face da natureza que convida o utilizador a usufruir de uma experiência única.

TOPDOX (2017 - 2018)

A TOPDOX especializou-se no desenvolvimento contínuo e na comercialização de uma plataforma de colaboração e de acesso a ficheiros e documentos, destinada à mobilidade empresarial. A tecnologia criada permite o acesso a infraestruturas de ficheiros dentro das empresas, sem necessidade de acesso VPN e a partir de qualquer dispositivo móvel ou plataforma de integração. Tendo a escala global como mercado-alvo, a TOPDOX tem uma forte presença nos EUA, mercado onde foram recentemente concretizadas parcerias com empresas como a Dropbox e a Atlassian Inc. Estas irão permitir desenvolver e integrar a tecnologia desenvolvida nas soluções já existentes no mercado.

 

GLOBAL K (2017 - 2020)

Na Global K são desenvolvidas e comercializadas novas metodologias de ensino para que a comunidade médica consiga alcançar melhores resultados académicos, técnicos e científicos. O Steptutor é o principal produto da empresa.

 

DOURO SKINCARE (2017 - 2020)

Douro SkinCare dedica-se à comercialização e fabricação de perfumes, cosméticos e produtos de higiene, bem como produtos farmacêuticos. A spin-off introduziu um novo conceito no mercado chamado “Cosmética de Fusão” que consiste em combinar, na mesma formulação, extratos vegetais e ingredientes de síntese, maximizando a performance dos produtos na pele. A Douro SkinCare trabalha, desde o início, em estreita colaboração com o Departamento de Investigação em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

 

KEYRUPTIVE (2019-2020)

Keyruptive oferece a empresas e clientes individuais a forma mais segura de guardar e gerir os seus ativos digitais (ex. cripto-moedas). A partir de tecnologia com uma patente submetida, o sistema Keyruptive oferece conveniência de acesso em qualquer lugar e a qualquer hora sem comprometer a segurança dos ativos. Baseando-se no conceito de distribuição de confiança a informação sensível é transformada em múltiplos pedaços de informação que, individualmente, não revelam nada sobre a informação original e que são dispersos por múltiplas infraestruturas independentes. As potenciais vulnerabilidades existentes em alguma dessas infraestruturas não afetam, portanto, a segurança do sistema.

ABYSSAL (2017-2021)

Abyssal S.A. é uma empresa de desenvolvimento de software que se dedica à criação de soluções de navegação submarina para veículos operados remotamente – Remotely Operated Vehicles (ROVs) nas indústrias de Petróleo e Gás, Renováveis Marinhos e Mineração Subaquática. O objetivo da empresa é permitir ao pessoal onshore e offshore obter informação relevante e precisa em tempo real, e realizar operações com ROVs mais seguras e eficientes, diminuindo o risco de acidentes, incidentes e seus custos associados.

 

MAPIS (2017-2021)

MAPIS - Mapping Intelligent Solutions é uma empresa de consultoria em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) onde o conhecimento científico se alia ao domínio das tecnologias SIG para dar forma aos seus dados e encontrar melhores soluções para si, para sua empresa e para sua cidade. Na MAPIS tudo tem um lugar. A empresa atua nos domínios de planeamento estratégico, prevenção de riscos climáticos e de saúde pública, apoiada nos SIG como uma ferramenta essencial para o diagnóstico, reflexão e decisão. Soluciona questões relacionadas com o território, analisa hipóteses de soluções integradas de suporte a entidades públicas ou privadas, e é caracterizada essencialmente pela sua visão sistêmica da realidade que visa a melhoria de qualidade de vida e o bem-estar da população.