“A ideia é dar a conhecer todos os projetos empreendedores que se candidataram ao programa Sherpa Journeys e ajudar a promovê-los”. São palavras de Lídia Fonseca, gestora do projeto Sherpa do Mar na U.Porto Inovação. Esta foi a premissa para lançar o novo catálogo de ideias de negócio, disponível online, que vai criar oportunidades de colaboração entre as várias ideias de negócio inscritas bem como outras entidades que atuam no âmbito marinho-marítimo.

Neste diretório web podem encontrar-se informações relevantes sobre cada projeto, como a descrição detalhada e de que forma podem contribuir para eventuais sinergias com parceiros. “Funciona como uma rede de contactos e de difusão nesta área de atuação, permitindo dar visibilizade às ideias de negócio bem como acesso a contactos e investidores”, refere Lídia Fonseca. O objetivo principal é que seja um verdadeiro marketplace que proporcione um aumento de sinergias entre projetos e a criação de novas parcerias, reforçando assim a comunidade de empreendedorismo da Galiza e Norte de Portugal.

O catálogo está aberto a novos registos de utilizadores com projetos empreendedores relacionados com o setor marinho-marítimo e a blue economy, desde que localizados na euroregião Galiza-Norte de Portugal. Para facilitar possíveis interações, em cada projeto existe um formulário de contacto para enviar uma mensagem ao promotor.

Atualmente já são mais de 60 as iniciativas empresariais da Galiza e do Norte de Portugal presentes no catálogo. Da parte dos parceiros portugueses, por exemplo, o projeto ActiveAlgae, do CIIMAR, pode ser consultado na plataforma. Da parte do Sherpa do Mar, espera-se que o número de projetos aumente nos próximos meses.

O Sherpa do Mar é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP). A Universidade do Porto é parceira através da U.Porto Inovação, do CIIMAR e da UPTEC.