BIP Acceleration (U.Porto Inovação), Born from Knowledge (BfK) Ideas (Agência Nacional de Inovação – ANI) e, agora, Jovem Empreendedor 2022 (ANJE). A lista de prémios aumenta, mas o destinatário mantém-se: Rodrigo Val d’Oleiros, investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), que tem vindo a trabalhar, entre outras coisas, numa tecnologia pioneira que promete revolucionar o mundo dos transplantes de órgãos: a I-R3Therapies/OrgaValue.

Trata-se de um projeto na área da bioengenharia que propõe uma tecnologia inovadora para criar novos órgãos humanos. A inovação tem potencial de aplicação tanto no tratamento como no diagnóstico de doenças.

Criada no i3S pelos investigadores Cristina Ribeiro, Hugo Prazeres e Rodrigo Val d’Oleiros, o OrgaValue tem como objetivo melhorar a eficácia nos transplantes de fígado. As mortes de pacientes, enquanto esperam por um transplante, são frequentes, e “54% rejeitam o novo órgão, sendo que o problema não é a falta de órgãos, mas a qualidade dos mesmos”, explicam.

Assim, para dar resposta a este problema, a equipa de Rodrigo Val d’Oleiros desenvolveu uma tecnologia que permite reabilitar órgãos humanos e torná-los totalmente transplantáveis. E como? “Através de uma solução líquida de limpeza que remove as células, deixando uma matriz não celular com a matriz orgânica apropriada. Então, novas células humanas saudáveis são introduzidas na matriz para bioengenharia de um novo órgão”, contam os cientistas. A equipa espera começar os primeiros ensaios clínicos do projeto em 2025.

O mês de novembro foi um “all-in” para o investigador, que é também mestre em Medicina Dentária e atual estudante do Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth) do Instituto de Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).

Além de ter sido uma das quatro equipas universitárias premiadas no Born from Knowledge (BfK), da ANI (na foto, à direita, o investigador e a equipa da U.Porto Inovação, que tem acompanhado o seu caminho), o investigador recebeu o Prémio Jovem Empreendedor 2022 da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), uma das mais antigas competições de empreendedorismo a nível nacional. A sessão de entrega do galardão decorreu no passado dia 19 de novembro, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Um caminho feito de "esforço e tolerância"

Para Rodrigo Val d’Oleiros este tipo de reconhecimento é importante principalmente para “dar a conhecer ao público o projeto”. Os planos para aplicação dos 5000 euros são, claro, dedicados ao OrgaValue, focando-se a equipa agora em iniciar os “ensaios pré-clínicos em órgãos humanos”, refere o Jovem Empreendedor 2022.

“No empreendedorismo e na investigação o futuro é sempre algo bastante dinâmico. O caminho principal, agora, será valorizar o projeto e aumentar o TRL (Technology Readiness Level). Assim, será crucial encontrar novas colaborações industriais, médicas e institucionais (nacionais ou internacionais) para alargar esta iniciativa a outros que possam querer integrar a equipa e, em conjunto, aumentarmos não só a capacidade de trabalho como a perspetiva de sucesso”, acrescenta o vencedor do Prémio Cidadania Ativa 2021, na categoria de Empreendedorismo.

O caminho já vem sendo longo para um jovem que se assume como “apenas um estudante de doutoramento, estudante de medicina e, até há quem diga, investigador”. Para Rodrigo Val d’Oleiros esta tem sido uma jornada de “esforço e tolerância, numa sociedade que exige constantemente o sucesso e onde é dito que não se pode errar”.

Para o investigador, a passagem pelos programas organizados pela U.Porto Inovação e pela Universidade do Porto (BIP 2020, BIP Acceleration, European Innovation Academy 2019) foram uma importante alavanca para este reconhecimento que, agora, vai chegando: “permitiu-me conhecer novas pessoas, com espírito crítico e construtivo e, sobretudo, com a capacidade de errar para aprender mais. Sem essas dinâmicas seria mais difícil estar aqui”, conclui.