António Miguel Martins, Francisca Cardoso, Joana Marques e José Pedro Ligeiro são os novos colaboradores da U.Porto Inovação, uma colaboração em part-time ao abrigo do programa UPinTech. No final do mês de outubro a equipa da U.Porto Inovação reuniu-se para dar as boas-vindas aos quatro novos membros da família, que tiveram também oportunidade de receber formação acerca dos trabalhos que passarão a desempenhar.

As áreas de formação anunciadas para esta edição do programa UPinTech – que acontece com o apoio do projeto europeu DEEP INVENTHEI – foram Health e Manufacturing. Francisca Cardoso é licenciada e mestre em Bioengenhharia pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e trabalha, atualmente, como investigadora no LEPABE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia), nessa mesma faculdade. O seu foco é a utilização de materiais de carbono para minimizar a adesão bacteriana e formação de biofilmes em dispositivos médicos, nomeadamente cateteres urinários.

Também da FEUP vêm António Miguel Martins, com uma licenciatura em Engenharia Mecânica, e José Pedro Ligeiro, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. José encontra-se, atualmente, no segundo ano do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, na mesma instituição, assumindo-se como “altamente curioso e fascinado pela área”. Tem como grande objetivo, ao juntar-se à equipa UPinTech, “ganhar experiência no mundo da transferência de tecnologia”. Já António está também a frequentar um Mestrado da FEUP, este em Engenharia Mecânica no ramo Projeto de Máquinas. O estudante tem experiência anterior como investigador no CEiiA, onde esteve a cargo do projeto: "Desenvolvimento e Avaliação de um banco de ensaio para um guiador de bicicleta.

Passando agora para a área da saúde, Joana Marques é mestre em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). Atualmente, encontra-se a frequentar o doutoramento em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) realizando, em simultâneo, trabalho de investigação no i3S. A experiência de Joana inclui, entre outras coisas, quase 2 anos na empresa Bluepharma.

Sobre o programa UPinTech

Já lá vão mais de dez anos desde que a U.Porto Inovação lançou o programa UPinTech. Desde então, mais de 50 pessoas colaboraram e receberam hands on training na unidade de transferência de conhecimento e empreendedorismo da U.Porto.

O principal objetivo do programa UPinTech é providenciar à comunidade estudantil e científica da U.Porto um contacto direto com as atividades de proteção e comercialização de tecnologias da U.Porto.

A U.Porto Inovação beneficia do trabalho de uma equipa altamente qualificada em proteção, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Para saber mais sobre a oportunidade e as competências necessárias clique aqui.

Esta edição do programa UPinTech conta com o apoio do DEEP NVENTHEI, projeto europeu financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.