Bandora Systems, uma spin-off da U.Porto atualmente incubada na UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, está na lista das 15 empresas portuguesas selecionadas para participar no programa da Lanzadera, uma incubadora e aceleradora de empresas da Marina de Empresa. A iniciativa — idealizada por Juan Roig, dono da cadeia supermercados Mercadona — pode trazer financiamento de até 500 mil euros, assim como a possibilidade de colaborar com grandes empresas. Para o programa foi selecionada também a byAR, startup também da UPTEC.

As empresas vão participar numa das quatro partes que constituem o programa: a fase Scale Up, que se dirige a empresas maduras, com um modelo testado e rentável, mas que procuram apoio para os novos objetivos; a fase Growth, que impulsiona empresas, que procuram um crescimento rápido; a fase Traction, que se destina a startups numa fase inicial; e a fase Start, para empreendedores que ainda estão a idealizar o projeto.

Márcia Pereira, CEO da Bandora Systems, (na foto, à direita) confessa que esta foi uma “oportunidade inesperada”. Tudo começou com um e-mail da própria incubadora, a partir de uma referenciação do AICEP depois de uma reunião que aconteceu na Web Summit. “A partir daí, passámos de imediato à terceira ronda de entrevista já na sede do Mercadona e com o próprio Javier Jimenez Maro, CEO da incubadora”, conta Márcia Pereira, acrescentando que o encontro foi “inusitado” e que nem quiseram ouvir o pitch: “Segundo o Javier Jimenez Maro o projeto da Bandora é muito interessante e tem forte potencial para ser implementado não só no Mercadona como no próprio edifício da incubadora”.

A spin-off da U.Porto ainda não tem conhecimento do valor do financiamento em causa, que servirá para contratar recursos humanos na área de desenvolvimento de negócio e marketing na área de Valencia, onde decorrerá o programa de incubação. 

Além disso, o valor a alocar à Bandora está dependente da prestação que terão no programa, que descrevem como “um dos mais exigentes” em que tiveram oportunidade de participar, obrigando a uma presença semanal. Apesar disso, Márcia Pereira acredita que o esforço compensará: “Entre a transmissão do modelo de crescimento do Mercadona aplicado a startups, e o apoio individualizado e personalizado por parte de staff altamente qualificado e de renome na área de gestão, marketing, investimento e tecnologia, acesso a provas de conceito financiadas com grandes empresas parceiras e investimento, tudo depende de nós para nos tornarmos rapidamente numa empresa que fatura 1 milhão de euros! Esse é, sem dúvida, o maior takeway do programa”, conclui.

A Bandora é uma empresa spin-off da Universidade do Porto que está, atualmente, incubada na UPTEC. Tem vindo a ajudar os edifícios comerciais a operar com eficiência energética, a manter os espaços confortáveis, a detetar e notificar anomalias desde a sua criação. A empresa considera-se um Facility Manager Virtual, que, no fundo, faz a operação e manutenção dos edifícios. O objetivo principal desta startup é que os edifícios se tornem 100% autónomos — através do uso de inteligência artificial —, ou seja, que não necessitem de intervenção humana para a sua gestão. 

Atualmente, encontram-se numa fase que Márcia Pereira chama de “bomba-relógio comercial (no bom sentido)”, o que significa que estão a estabelecer parcerias com integradores de Internet of Things (IoT) para edifícios não só a nível nacional mas também em mais duas geografias. Além disso têm continuado o trabalho direto com “clientes finais de elevado fator multiplicador e que possuem um alargado edificado” e a implementação da sua tecnologia no retalho e em edifícios de escritórios, conta a CEO. Depois de terem visto aprovado o projeto ILLIANCE, onde captaram um investimento de 1,7 milhões de euros (a executar até 2025), a Bandora prevê ter o seu “boom” ainda neste primeiro trimestre de 2022.

 

Notícia escrita em conjunto com o Departamento de Comunicação da UPTEC.