Têm ligação à Universidade do Porto e uma ideia criativa, científica ou tecnológica em fase inicial? Não sabem como desenvolvê-la? Então a resposta pode estar no iUP25k, o concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto que vai voltar a premiar, com mais de 25 mil euros em prémios, as melhores ideias da Universidade.

As candidaturas já estão abertas e vão decorrer até 29 de abril de 2024. Para participar bastam apenas dois passos: assinar a declaração de compromisso e submeter do formulário de candidatura.

Organizado pela U.Porto Inovação, o iUP25k tem como objetivo ser uma verdadeira ação de ignição para o empreendedorismo e para a criação de empresas inovadoras e com impacto. Além disso, pretende premiar os estudantes, cientistas, professores, funcionários ou alumni da U.Porto que, com os seus projetos, pretendam valorizar o conhecimento gerado na instituição.

O iUP25k 2024 é a 10ª edição do concurso que, desde a sua criação em 2010 já apoiou dezenas de ideias. Este ano, conta com o apoio dos parceiros Caixa Geral de Depósitos e UPTEC e há prémios reservados para os três primeiros classificados, incluindo monetários. São eles:

  • 1º lugar: 3 mil euros em dinheiro, período de incubação na UPTEC e serviços de consultoria em empreendedorismo
  • 2º lugar: 2 mil euros em dinheiro, período de incubação na UPTEC e serviços de consultoria em empreendedorismo
  • 3º lugar: 1 mil euros em dinheiro, período de incubação na UPTEC e serviços de consultoria em empreendedorismo

 

Sobre o iUP25k

Lançado em 2010, o iUP25k rapidamente se estabeleceu como um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação.

Depois de sete edições consecutivas, o iUP25k fez uma pausa, tendo regressado em 2022. No ano passado a equipa vencedora foi a BEAT Therapeutics, um método inovador para tratamento de cancros agressivos. Foram premiados também os projetos NEVADA, Regenera, BiOM e ReCup.

 

Esta edição do iUP25k conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da UPTEC.