De:
25/05/2023
Até:
06/06/2023

Depois de mais de dois anos a dinamizar ações de sensibilização e capacitação para o empreendedorismo, os parceiros do projeto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo - reúnem-se na Universidade de Aveiro (UA), no próximo dia 6 de junho, para dar a conhecer os resultados do projeto, bem como as ideias que foram acompanhadas no decorrer do mesmo. O evento decorre no edifício da Reitoria, a partir das 10h00.

O projeto UI-CAN Universidades como Interface para o Empreendedorismo teve início em abril de 2021 e tem como propósito promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao longo deste período, os parceiros do consórcio, liderado pela UA e que conta com a participação das universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, Minho (TecMinho), Porto, Coimbra, Beira Interior e Évora, dinamizaram um vasto leque de iniciativas agrupadas por quatro atividades principais: Ignição, Aceleração, Ligação e Transformação.

No dia 6 de junho, os empreendedores destas sete Uuniversidades, bem com os representantes dos diferentes gabinetes de apoio ao empreendedorismo, juntam-se na UA para dar a conhecer os resultados do projeto e partilhar alguns casos de sucesso.

Após a sessão de abertura, que contará com a presença de Alexandra Queirós (Vice-reitora da UA), João Borga (vogal da Comissão Diretiva do COMPETE) e Marta Marques (Ccoordenadora da UACOOPERA), realiza-se a apresentação dos projetos que venceram os concursos de ideias de cada universidade, que serão avaliados por um painel de jurados.

Após o almoço, que se segue ao concurso de ideias, haverá espaço para a talk “Improvisa a tua Vida”, dinamizada pela empresa Os Improváveis. Esta talk é aberta a toda a comunidade e região.

Pelas 15h00, os empreendedores que venceram os programas de aceleração em cada universidade terão a oportunidade para reunir com investidores, com vista a receber feedback sobre os seus projetos. Para os restantes participantes haverá a possibilidade de visitarem o Parque de Ciência e Inovação.

No final, o Vice-reitor para a Cooperação com a Sociedade, João Veloso, encerra o evento, seguindo-se um período de confraternização.

A participação nesta iniciativa não tem quaisquer custos, mas carece de inscrição prévia, que deverá ser formalizada aqui

Este evento é organizado no âmbito do UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, União Europeia.

Está igualmente inserido na estratégia de promoção do empreendedorismo da Universidade de Aveiro, denominada STEP UP.