Mais de uma dezena de spin-offs participaram no último encontro do The Circle, que teve lugar no dia 27 de outubro, na UPTEC. Este foi o 7º encontro do grupo de empresas nascidas no ecossistema empreendedor da Universidade do Porto e aconteceu no âmbito do BIN @ Porto.

O evento, que incluiu um almoço de networking e algumas dinâmicas de interação entre os participantes, teve como foco dois aspetos importantes: a apresentação dos mais recentes dados das empresas spin-off e o anúncio de mais um parceiro para a rede.

No que diz respeito aos dados, a apresentação foi feita por Joana Resende, pró-reitora da Universidade do Porto com o pelouro da Inovação. A informação mostrada incluiu aspetos como investimento, emprego gerado, modelo de negócio, área de atuação, etc. “Esta recolha permitiu-nos apurar, por exemplo, que o investimento captado pelas nossas spin-offs foi na ordem dos 155 milhões de euros; e, pela contabilização que fizemos, as empresas do The Circle, estão a gerar à volta de 48 milhões de euros , o que dá uma receita média [anual] à volta de 480 mil euros", revelou a posteriori André Fernandes, diretor da U.Porto Inovação.

Já no que toca aos parceiros, foi com muita satisfação que o The Circle acolheu a UPTEC como o mais recente parceiro da rede. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto juntando, assim, ao Santander Universidades e à Porto Business School, que também marcaram presença no evento. Maria Oliveira, diretora de negócios da UPTEC congratulou a parceria com um: “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe”

Pensar o futuro

Sempre com os olhos postos mais longe, a U.Porto Inovação aproveitou o encontro também para mostrar as mais recentes peças de comunicação desenvolvidas para o The Circle: o novo site, com um visual mais funcional, e também o vídeo oficial da rede. O objetivo é que tanto as spin-offs como outros intervenientes no ecossistema tenham cada vez mais fácil acesso à informação disponibilizada sobre o The Circle, e de uma forma apelativa.

Foi também realizada uma dinâmica de grupo chamada Teia de Aranha, cujo intuito é criar uma conexão entre os empresários da rede. Além de se apresentarem, os participantes foram convidados a dizer qual o impacto que a sua empresa está a querer gerar.

Por fim, e antes do almoço de confraternização, houve tempo para abordar as próximas iniciativas dirigidas especialmente às spin-offs U.Porto, como é o  caso Workshop ODS (19 de novembro), Entreprenow 2021 (a começar no dia 15 de dezembro e com mais 4 encontros em 2022) e o Future Leaders dia (16 de dezembro).

Sobre o The Circle

Devido à pandemia, dois anos se passaram desde o último encontro do The Circle, que, entretanto, foi crescendo e é agora composto por mais de 90 empresas inovadoras, todas elas geradas com base no conhecimento científico e tecnológico da Universidade do Porto. Os dados mais recentes do The Circle serão disponibilizados em breve na nova brochura da rede.

Mais informação sobre as empresas pode ser encontrada aqui.

Fotografia: Rita França

Esta sessão contou com o apoio do UI-CAN, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.