O EIT Health Hub U. Porto já selecionou os projetos finalistas do Programa de Apoio à Inovação (PAI). Foram 20 as candidaturas aprovadas, com ideias de produtos e serviços inovadores, na área da saúde, desde software para um precoce e mais eficaz diagnóstico do cancro da mama, até enxertos vasculares. A maioria dos projetos é da Universidade do Porto.

Entre todas as candidaturas aprovadas, oito são ideias embrionárias que, ao abrigo do PAI, vão poder ser verificadas e validadas através de vários apoios, tais como mentoria nas áreas de especialidade, construção de protótipos, estudos de viabilidade de mercado e teste junto dos utilizadores finais.

Estes projetos envolvem ideias como a criação de aplicações que permitem a monitorização de pacientes com esclerose múltipla, jogos para apoio clínico de jovens com anorexia, dispositivo para gestão da doença bipolar, impacto da utilização de aplicações em pessoas com diabetes tipo 1, soluções para diagnóstico precoce de cancro da mama e do melanoma, desenvolvimento de nanopartículas para a medicina dentária e aplicações que meçam e previnam situações relacionadas com a fragilidade dos idosos.

Houve ainda doze projetos que estão em fase mais avançada de desenvolvimento, e que vão beneficiar de apoio logístico e/ou financeiro, até um total de 4.000€, para a produção de um protótipo do produto ou implementação de um piloto do serviço a validar, além do apoio na validação de mercado.

Os projetos selecionados são:

CyanoCare – utilização de produtos provenientes de cianobactérias para a proteção e regeneração da pele;

GoGraft – desenvolvimento de um enxerto vascular inovador;

Sense4Med – terapia celular para lesões das articulações;

TexTeLi – estrutura têxtil para reparar tendões e ligamentos;

BioGadgets – biblioteca de soluções microbiais;

MAMMO|3D – ferramenta de imagens mamográficas 3D;

BBIT20 – ensaio de molécula que ajuda a combater o cancro da mama e dos ovários;

EvolOva – método de avaliação da função reprodutiva feminina;

GRIPWISE: FRÁGIL – dispositivo para avaliar fragilidade do idoso;

Otitest – termómetro que permite avaliar a presença de otite;

LIPOWISE: MÃES – adipómetro para mulheres grávidas;

Games to Learn – jogo sério sobre o uso racional de medicamentos.

O início dos trabalhos deu-se a 1 de outubro e os resultados preliminares deverão surgir até ao fim de 2020.

No próximo ano, o PAI voltará a abrir candidaturas para continuar a fortalecer o ecossistema empreendedor regional, através de ferramentas que permitam aos indivíduos e empresas envolvidos aumentar o sucesso da entrada no mercado de soluções inovadoras.