No passado dia 15 de junho uma comitiva da Universidade do Porto deslocou-se a Matosinhos para visitar a empresa E-goi. A visita foi organizada pela U.Porto Inovação em colaboração com a empresa e incluiu investigadores das Faculdades de Economia e da Faculdade de Direito da U.Porto.

Esta foi mais uma sessão A2B – Academia to Business, cujo objetivo é promover o encontro entre grupos de investigação e empresas com o intuito de cultivar o surgimento de parcerias de investigação, transferência de conhecimento e inovação. Estas sessões proporcionam o conhecimento mútuo e reforço dos laços entre os participantes, criando assim condições para se dar resposta aos desafios de inovação que as empresas enfrentam num mundo cada vez mais competitivo.

A aposta na Investigação e Desenvolvimento de novos processos, tecnologias e produtos por parte da E-goi assume-se como um driver de inovação e diferenciação, a qual contribui para o alcance de um posicionamento estratégico mais competitivo. Do ponto de vista da investigação, é de notar uma grande produção científica com a participação da E-goi com nove artigos recentemente publicados. A empresa destaca-se também por receber bastantes alunos de mestrado e doutoramento – sejam da U.Porto ou de outras Instituições de Ensino Superior -  para que façam as suas teses em ambiente empresarial.

Nesta sessão A2B, por parte da empresa, marcaram presença Daniel Alves de Oliveira (Diretor do Departamento de I&D Gestor de Inteligência Artificial), Ivo Pereira (Coordenador de Estágios Académicos) e José Pedro Carvalho (Gestor de Inovação). O foco do encontro foi, principalmente, que a E-goi pudesse conhecer melhor alguns docentes e investigadores da U.Porto, com o objetivo de abrir portas para futuras parcerias de investigação e inovação colaborativas (como, por exemplo, estágios, teses e/ou projetos de I&D). Foi a segunda vez que a E-goi se juntou às sessões A2B, tendo o primeiro encontro acontecido em fevereiro de 2022, através de videoconferência.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer as instalações da empresa, incluindo escritórios, open spaces, salas de reunião e locais de convívio e refeições. No computo geral, foi consensual entre os visitantes que a E-goi oferece um ambiente de trabalho acolhedor, propício à troca de ideias e à criatividade, o que faz da empresa uma forte candidata a estabelecer relações frutíferas com a academia.

Este evento acontece no âmbito do UI-Transfer, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.