A VirtualCare é uma empresa especializada na área da medicina. Dedica-se à comercialização de produtos por si desenvolvidos mas também presta serviços de consultoria, apoio à investigação clínica e até mesmo cursos online.

Entre os seus produtos encontra-se, por exemplo, o VC AnesthCare (um registo clínico para a anestesia, que pode ser usado por médicos, enfermeiros e administrativos) o VC BreastCare (para a patologia mamária) ou VC ObsCare (para registos clínicos e obstetrícios)

A startup recebeu a chancela spin-off U.Porto em 2017 e definem-se como "a união da ciência com a prática clínica". Vamos conhecê-los melhor?

 

1. Como é um típico dia de trabalho na VirtualCare?

Neste momento, a equipa da VirtualCare encontra-se toda em teletrabalho desde 8 de março de 2020, fruto da pandemia. O nosso dia começa com um “bom dia” no nosso chat colaborativo entre todos os elementos da equipa. Ao longo do dia vamos mantendo contacto em conversações específicas de cada projeto. Além disso, temos sempre a preocupação de conversarmos no chat “Sala” tal como se tivéssemos no nosso open space.

 

2. O que fazem, enquanto equipa, quando se sentem menos criativos ou animados?

De modo geral, a nossa equipa é naturalmente animada. No entanto, é natural que possam existir momentos em que um ou outro membro da equipa esteja menos criativo ou animado. Quando ainda estávamos no presencial, costumávamos descontrair saindo para dar uma volta, tomar um café com outros integrantes da equipa… Em alguns momentos do ano também tínhamos dinâmicas de diversão em grupo, como uma tarde numa Escape Room.

Agora, durante a pandemia, estamos ainda mais perto da família e ainda temos o nosso chat, onde os integrantes da equipa trocam mensagens e podem fazer conferências por vídeo.

 

3. Porquê o nome VirtualCare?

O nome VirtualCare surgiu alguns anos antes mesmo da empresa ter sido criada. O nosso nome original é VirtualCare – Systems for Life. A ideia do nome era transmitir o conceito de sistemas de registos clínicos eletrónicos de qualidade e que fossem duradouros ao longo do tempo.

 

4. Quem é a pessoa mais divertida da empresa?

Colocamos esta questão mesmo à própria equipa e, ao contrário do que acontece normalmente nas questões de trabalho, não houve consenso entre a equipa de quem era o elemento mais divertido. Pelo visto, parece que somos todos divertidos!

 

5. Se uma criança um dia vos disser "Quero ser empresário/a!", qual será o vosso primeiro conselho?

Tenha determinação, nunca desista dos teus sonhos e das tuas ideias, lute porque vale a pena.

 

6. Se pudessem escolher um só sonho a alcançar com a VirtualCare, qual seria?

Crescer sempre de forma sustentável, sem nunca descurar da importância da investigação científica.

 

7. Quais os planos da VirtualCare para o futuro mais próximo?

Os nossos planos para o futuro próximo envolvem a expansão internacional dos nossos produtos, a começar pelo Brasil e Espanha.

 

8. O que aprenderam, até agora, com esta jornada empreendedora? E com as pessoas com quem trabalham?

Tivemos muitas lições ao longo desses quase 10 anos de VirtualCare. O mais importante é que sempre ganhamos, ou obtivemos êxito ou aprendemos algo novo.

Uma grande lição é que a tecnologia não é garantia de melhoria, por melhor que ela seja. Se quisermos obter todos os benefícios da tecnologia, temos de adequar as regras e procedimentos para tirar o maior proveito dessa nova tecnologia. Por isso, também passamos a oferecer consultoria de gestão em saúde.

 

9. Quais os vossos sonhos pessoais?

Temos muitos mas, enquanto equipa temos sonhamos de melhorar substancialmente a saúde global com os nossos produtos informáticos e serviços de consultoria.

 

10. Como é, para vocês, ser membro da família de spin-offs da U.Porto, o The Circle?

Ser membro do The Circle é uma excelente forma de partilhar o nosso conhecimento com a família de spin-offs da U.Porto e de dar a conhecer a VirtualCare e o que fazemos, junto seremos sempre mais fortes.