Nesta edição da rubrica "À conversa com as empresas" fomos conversar com Fátima Cardoso, responsável pelo programa de inovação da Vodafone Portugal, o Vodafone Power Lab. O programa, que já apoiou mais de 150 startups, "tem como principal objetivo seguir a inovação e estabelecer a ponte entre o meio científico e tecnológico e a Vodafone", refere

P: Qual a importância da relação da Vodafone Portugal com o meio cientifico e tecnológico?

R: O setor das telecomunicações é altamente dinâmico, o mercado é exigente e a evolução tecnológica está sempre bastante presente. Sendo uma das principais empresas tecnológicas a atuar neste setor, a Vodafone representa um veículo para o lançamento de novas soluções e tecnologias (como por exemplo o 5G) e por isso torna-se muito importante acompanhar os desenvolvimentos da comunidade científica e tecnológica.

Neste sentido o Vodafone Power Lab tem como principal objetivo seguir a inovação e estabelecer a ponte entre este ecossistema e a Vodafone.

P: Como é que Vodafone Portugal tem vindo a interagir com a U.Porto?

R: A relação surgiu através do estabelecimento de uma parceria entre o Vodafone Power Lab e a UPTEC que sempre teve como principal objetivo manter o contacto próximo e contínuo entre o ecossistema empreendedor da Universidade do Porto e o programa de inovação da Vodafone Portugal.

Esta relação foi-se materializando ao longo do tempo no envolvimento do Vodafone Power Lab em algumas iniciativas da UPTEC, tais como a Escola de Startups, e permitiu que existisse um fluxo direto de apresentação de startups incubadas na UPTEC com capacidade de ser exploradas na Vodafone, como aconteceu por exemplo com a HypeLabs.

Por outro lado, esta relação facilitou o estabelecimento de um local físico de incubação do Vodafone Power Lab nas instalações da UPTEC e aí foram já promovidas algumas iniciativas tais como City Challenges da competição BIG Smart Cities, que durante várias edições permitiram conhecer diretamente potenciais finalistas para esta competição nacional.

P: Quais os principais desafios que os dois agentes têm pela frente?

R: Creio que muitos dos desafios que hoje se colocam se têm mantido ao longo do tempo. Isto é, a evolução tecnológica é algo que estará sempre presente e com ela vem a necessidade de mudança e adaptação… daí ser relevante existirem programas como o Vodafone Power Lab, que se dedicam a conhecer soluções inovadoras desenvolvidas em ecossistemas dedicados à inovação, tais como a UPTEC, para que esta adaptação seja o mais ágil possível e assim responder eficazmente às necessidades e exigências do mercado.

Se pensarmos em desafios mais específicos dentro da relação entre grandes empresas e startups, podemos muitas vezes encontrar dificuldades no estabelecimento de canais de comunicação e o Vodafone Power Lab facilita esta interação, apresentando as soluções dos empreendedores a decisores importantes dentro da organização e estabelecendo processos específicos para a criação de interações de longo prazo entre uma determinada startup e a Vodafone.