O projeto Sherpa do Mar (do qual a Universidade do Porto faz parte através da U.Porto Inovação, do CIIMAR e da UPTEC) já anunciou os 12 projetos finalistas do programa de apoio ao empreendedorismo Sherpa Journeys. Projeto divulgou também quais os 12 candidatos/as em lista de espera, que terão até sexta-feira, 11 de dezembro para apresentar alegações. Após este período, será publicada a resolução final das propostas selecionadas.

A decisão final foi influenciada, em 30%, pelas avaliações obtidas nas entrevistas pessoais que os assessores/as especializados/as em transferência de tecnologia e conhecimento do Sherpa do Mar mantinham com os/as líderes dos 24 projetos. Nos restantes 70%, foram tomados como referência aspetos indicados na sua candidatura, relativos ao próprio projeto, como o contributo de soluções de elevado valor acrescentado para as necessidades reais no âmbito marinho-marinho, o carácter inovador ou a viabilidade técnica e económica.

Os doze projetos selecionados terão acesso ao programa Sherpa Journeys que lhes permitirá receber apoio personalizado e assessoria técnico-científica para consolidar o desenvolvimento e crescimento dos seus produtos e serviços.

A resolução provisória pode ser consultada na página "Sherpa Journeys - Emprendedores" deste site, seção "Documentos do processo seletivo": https://www.sherpadomar.com/pt-pt/sherpa-journeys

Catálogo de Ideias

O conjunto de propostas que aspiram à entrada em Sherpa Journeys, num total de 60 iniciativas da Galiza e do Norte de Portugal, estará presente num catálogo online de ideias de negócio, onde ganharão visibilidade para estabelecer contactos com potenciais colaboradores/as e investidores/as.

Da mesma forma, outros/as empreendedores/as que não participaram da convocatória podem se registrar neste diretório da web, passando a fazer parte desta comunidade. O único requisito de registo é que as suas ideias de negócio contemplem uma necessidade do sector marinho-marítimo, assente no conhecimento técnico-científico, e que estejam sediadas na Galiza ou no Norte de Portugal.

O Sherpa do Mar é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP). A Universidade do Porto é parceira através da U.Porto Inovação, do CIIMAR e da UPTEC.