11/01/2024
15/04/2024

Promovido pela Fundação da Juventude desde 1992, o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores é uma das principais iniciativas de ciência em Portugal. Todos os anos, promove e premeia projetos científicos de jovens entre os 15 e os 20 anos, nas áreas da Biologia, Ciências da Terra e do Ambiente, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Económicas, Engenharias e Tecnologias, Física, Matemática e Química.

As candidaturas estão abertas até 15 de abril.

Iniciativa destina-se a:

• jovens entre os 15 e os 20 anos, estudantes do ensino secundário e superior (1.º ano de Licenciatura).
  • jovens (a título individual ou em grupo, até 3 elementos) com projetos de investigação, desenvolvidos no âmbito escolar/universitário.

Os melhores projetos terão acesso à participação na Mostra Nacional de Ciência, em maio de 2024. Aos cinco melhores projetos apresentados na Mostra Nacional de Ciência serão atribuídos cinco prémios monetários:

• 1º Prémio – 1.250€ (mil duzentos e cinquenta euros)
  • 2º Prémio – 1.000€ (mil euros)
  • 3º Prémio – 750€ (setecentos e cinquenta euros)
  • 4º Prémio – 600€ (seiscentos euros)
  • 5º Prémio – 400€ (quatrocentos euros)

Além dos prémios monetários, a Fundação da Juventude seleciona projetos para participar - com todas as despesas pagas - em algumas das principais feiras de ciência de todo o mundo, nomeadamente no Brasil, EUA, Itália, entre outros.

Serão ainda atribuídos prémios especiais, de acordo com as parcerias estabelecidas.

Regulamento do concurso disponível para consulta aqui.