O BIP Proof - programa de apoio ao desenvolvimento de provas de conceito da Universidade do Porto - está de volta e tem 60 mil euros para distribuir!

O BIP PROOF- programa que tem se dedica a atribuir apoios para provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto - está de volta e tem 60 mil euros para distribuir. A iniciativa é da U.Porto Inovação e, à semelhança de anos anteriores, conta com o apoio da Fundação Amadeu Dias e do Santander Universidades.

O principal objetivo do BIP PROOF é premiar projetos de provas de conceito (proof of concept) que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores.

Para tal, os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que acrescentem valor a estes resultados e aumentem a sua atratividade para poderem vir a ser transferidos para empresas já existentes ou empresas spin-off que venham a ser constituídas para exploração socioeconómica desses resultados. Nesta edição do programa, seis projetos vão receber até 10 mil euros para financiar as provas de conceito.

O período de candidaturas decorre entre 4 de setembro e 2 de outubro. Os interessados deverão preencher o formulário que está disponível na plataforma Santander X*, aqui

São elegíveis projetos que, cumulativamente:

1. resultem de I&D desenvolvida no ecossistema de investigação da Universidade do Porto, incluindo as unidades orgânicas e entidades participadas;
  2. cuja eventual propriedade intelectual anterior ou propriedade intelectual futura pertença à Universidade do Porto ou entidades participadas;
  3. apresentem um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial);
  4. conduzam ao desenvolvimento ou clarifiquem a viabilidade de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação bem definida;
  5. evidenciem que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado;
  6. evidenciem o compromisso da equipa envolvida em apoiar a transferência e uma eventual exploração comercial dos resultados após o término do BIP PROOF.

Com base nas candidaturas apresentadas, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante avaliação da documentação entregue. Para esclarecimento de eventuais dúvidas deverá ser enviado um email para: bip@reit.up.pt

As linhas orientadoras do BIP PROOF estão disponíveis através deste link.

SOBRE O BIP PROOF

O programa foi criado pela U. Porto Inovação em 2018 e, ao todo, já distinguiu um total de 32 ideias inovadoras com 370 mil euros. Esta é a 6ª edição do programa.

No arranque, e contando com o apoio do projeto U. Norte Inova, o BIP PROOF financiou seis projetos com 20.000 euros. Foi já nesse ano que a Fundação Amadeu Dias (FAD) se juntou ao BIP Proof, permitindo financiar mais quatro projetos com 10.000 euros para cada. A ligação da FAD ao programa manteve-se em todas as edições.

Nos ano seguintes repetiu-se a receita de sucesso: em 2019 foram distinguidos quatro projetos, cada um com 10 mil euros. Em 2020 o Santander Universidades juntou-se à iniciativa como patrocinador e foram eleitos seis vencedores, também com 10 mil euros. As edições seguintes (2021 e 2022) distinguiram 10 ideias inovadoras nascidas na U.Porto, contando com o apoio de projetos financiados (Spin-UP em 2021 e UI-TRANSFER em 2022) e também com o patrocínio da J.Pereira da Cruz em ambas as edições. O valor investido nessas duas edições ultrapassa os 100 mil euros.

O principal objetivo do BIP Proof é criar um sistema de provas de conceito. Essas podem traduzir-se em construção de protótipos de viabilidade técnica, realização de ensaios in vitro/in vivo, estudos de viabilidade ou de mercado, entre outras, para que possam contribuir para a maturação da tecnologia e aproximação ao mercado.

* O apoio do Santander Universidades à organização desta iniciativa inclui disponibilização de plataforma para inscrição de participantes, para o que será necessário ter (ou criar) conta na plataforma SantanderX. Os dados inseridos na referida plataforma serão utilizados para a gestão desta iniciativa e para eventuais comunicações relacionadas com a mesma. Não serão utilizados pelo Santander Universidades para outras finalidades, a não ser que o autorizem expressamente. Para mais informação sobre a forma como o Santander trata os seus dados, pode consultar a Política de Privacidade “For End Users”.