“Vencer a competição de pitch do CEO Summit perante um grupo tão inspirador de inovadores e investidores é uma verdadeira honra”. São palavras de Márcia Pereira, fundadora e CEO da Bandora, uma empresa spin-off U.Porto atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A empresa foi uma das cinco startups finalistas da Pitch Competition, que aconteceu no passado mês de junho.
A solução de machine learning, focada na otimização energética de edifícios, chamou à atenção do júri da competição, que destacou a escalabilidade, o impacto ambiental e o plano de expansão internacional da Bandora. Como parte do prémio, a Bandora garantiu um espaço gratuito no Eureka Park da Consumer Electronics Show (CES) 2026, que acontecerá em Las Vegas em janeiro do próximo ano.
“Ter um espaço garantido na Eureka Park é uma oportunidade incrível para partilhar a nossa visão, conhecer investidores e ampliar as ligações globais da Bandora, com vista à expansão internacional”, referiu Márcia Pereira.
Fundada em 2017, a Bandora tem vindo a ajudar os edifícios comerciais a operar com eficiência energética, a manter os espaços confortáveis, a detetar e notificar anomalias desde a sua criação. No ano passado asseguraram um financiamento no valor de 1,5 milhões de euros e em 2022 venceram o NOS Startup World, na categoria Deep Tech.
A empresa considera-se um Facility Manager Virtual, que, no fundo, faz a operação e manutenção dos edifícios. O objetivo principal desta startup é que os edifícios se tornem 100% autónomos — através do uso de inteligência artificial —, ou seja, que não necessitem de intervenção humana para a sua gestão.
A solução conecta-se a qualquer sistema IoT (Internet of Things) existente no edifício, seja BMS, sensores AVAC ou iluminação, e aplica machine learning para uma otimização contínua do consumo energético, conforto e deteção de anomalias. Está comprovado que pode reduzir o consumo energético até 40-50%, mantendo ou reforçando o conforto interior.
No restaurante Dave’s Hot Chicken (EUA), um dos locais onde a Bandora aplicou a tecnologia, alcançou eficiências de 50-70% em apenas alguns meses. Em Portugal já opera em mais de 16 mil metros quadrados, com redução de 215 toneladas de CO₂.
Sobre o CES
A Consumer Elctronics Show (CES) é organizada pelo Consumer Technology Association (CTA). O objetivo é reforçar o compromisso com a inovação europeia, reunindo startups e investidores regionais e globais, ampliando a ligação entre o ecossistema europeu e oportunidades no mercado dos Estados Unidos da América. Nesta edição foram selecionadas cinco startups portuguesas como finalistas, tendo cada uma a oportunidade de fazer o seu pitch.
Os critérios de avaliação incluíram inovação tecnológica, escala de mercado, impacto ambiental e potencial de crescimento global das concorrentes. Do júri faziam parte investidores de capitais de risco, líderes de empresas e empresários do setor tecnológico.
O evento continua em outubro de 2025 com o CES Unveiled Europe, que terá lugar em Amsterdão.