A Adyta, uma empresa spin-off U.Porto e startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, vai integrar um projeto de desenvolvimento de redes de comunicação quânticas para a Defesa Europeia. O projeto será desenvolvido durante 42 meses e conta com um orçamento total de mais de 6,7 milhões de euros.

A tecnologia, desenvolvida ao abrigo do projeto DISCRETION, vai reforçar a autonomia da defesa europeia em comunicações seguras e permitirá às forças armadas europeias utilizar também o Espectro de Radiofrequências para atividades militares.

O projeto DISCRETION visa integrar e combinar as tecnologias de redes definidas por software (SDN) e distribuição de chaves quânticas. Juntamente com redes óticas herdadas, vai ser possível construir uma arquitetura de controlo de rede altamente segura, escalável e resiliente para serviços avançados de operações táticas.

A integração de um consórcio que está na vanguarda tecnológica é essencial para a Adyta, uma vez que “as tecnologias quânticas serão determinantes no futuro das comunicações seguras e esta área – a das comunicações seguras – é um dos nossos principais focos. É um orgulho para a Adyta estar envolvida neste projeto, num consórcio composto por entidades tão relevantes, quer nacionais e internacionais.”, revela Carlos Carvalho, CEO da startup criada por docentes e antigos estudantes da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

O projeto DISCRETION foi aprovado no concurso de apresentação de propostas 2020 do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial da Defesa.  Para além da Adyta, integram o projeto mais quatro entidades portuguesas: DEIMOS Engenharia, líder do consórcio, Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico e Altice Labs; as espanholas, Telefonica Investigación y Desarrollo S.A.U.e Universidad Politécnica de Madrid, assim como as italianas Austrian Institute of Technology GmbH e Nextworks.

Sobre a Adyta

A ADYTA é uma spin-off da Universidade do Porto, com capitais exclusivamente portugueses, que tem como objetivo a promoção de soluções especializadas e ajustadas às necessidades de órgãos de soberania, grupos empresarias e outras organizações que, pela natureza das suas atividades, tratem informação e dados de caráter sensível ou classificado.

A ADYTA centra a sua atividade na área da defesa e proteção de comunicações através de soluções inovadoras e ajustadas a cada cliente. Além do desenvolvimento dessas soluções, presta também serviços nas áreas de desenho e implementação de sistemas de cloud e na área da proteção de dados, com uma equipa altamente especializada, tanto em auditorias e análise de vulnerabilidades de sistemas e redes, como na gestão de dados.

Em 2019, a empresa detetou uma vulnerabilidade na Galaxy Apps Store, descoberta que valeu à empresa uma distinção no âmbito do Mobile Security Rewards Program da Samsung.