No passado dia 28 de Junho a U.Porto Inovação reuniu uma comitiva de investigadores e docentes da Universidade do Porto para uma visita às instalações da ADP-Fertilizantes, em Alverca do Ribatejo, e ao seu campo de ensaios, na Lourinhã. Entre os participantes, contavam-se elementos das Faculdade de Ciências (FCUP) e Engenharia (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O grupo foi recebido por João Castro Pinto, responsável de investigação e desenvolvimento (I&D) da ADP-Fertilizantes, e pela sua equipa.

A ADP-Fertilizantes faz parte do Grupo Fertiberia desde 2009 e tem uma longa história na produção de adubos em Portugal. Integrada num grupo ibérico, a ADP-Fertilizantes de Alverca tem fortes ligações com as suas congéneres fabris em Setúbal e no Lavradio, em Portugal, e com o Centro de Tecnologias Agroambientais, em Sevilha, Espanha. Os visitantes manifestaram grande interesse nas instalações de I&D do grupo Fertiberia e aproveitaram para questionar a empresa acerca das mais-valias dos novos produtos desenvolvidos.

Feito o enquadramento geral e o necessário apetrechamento com equipamentos de proteção individuais, os participantes puderam visitar alguns locais-chave da unidade de produção de Alverca. André Belo, da ADP Fertilizantes, conduziu os visitantes através da fábrica e dos tanques de armazenamento de adubos líquidos, explicando o processo de produção de nitrato de magnésio a partir de rochas ricas em magnésio e ácido nítrico, obtido nas instalações a partir de amoníaco. Pela mão do mesmo guia, os participantes puderam ainda visitar a fábrica de granulações, observando o processo de concentração de nitrato de amónio e assistindo de perto aos processos de fabrico de adubos ricos em nitrato de amónio ou de cálcio. Houve também tempo para uma visita ao silo de armazenamento de adubos granulados não higroscópicos e também a zona de ensacamento e de expedição.

Após uma pausa para almoço-convívio, a comitiva dirigiu-se ao campo de ensaios dos produtos da ADP-fertilizantes, localizado junto da Lourinhã puderam conhecer o tipo de experiências realizadas para validação dos produtos. Gerou-se um interessante diálogo acerca das linhas de investigação de cada investigador da U.Porto presente, incluindo objetos de estudo e metodologias em comum, antevendo-se futuras colaborações.

Este encontro aconteceu no âmbito do UI-Transfer, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.