Smartex e a Addvolt, duas spin-offs da Universidade do Porto e ambas incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, estão entre as 75 empresas que vão ser financiadas pelo Conselho Europeu de Inovação com um valor total de 278 milhões de euros de investimento.

Smartex é uma solução de engenharia projetada para ajudar os fabricantes de têxteis a melhorar o rendimento da sua produção, reduzindo a produção defeituosa para perto de 0% e fornecendo software de monitorização de produção, adequado para análise de Business Intelligence.

Já a Addvolt desenvolveu o primeiro sistema plug-in elétrico do mundo para o setor do transporte. A tecnologia patenteada desta startup eletrifica as unidades de refrigeração dos veículos reduzindo a dependência do diesel, o nível de ruído e as emissões de CO2. 

As tecnologias criadas pelas duas startups da UPTEC valeram-lhes então a entrada na lista das “promissoras empresas em fase de arranque e PME” da Comissão Europeia. As 75 empresas europeias foram selecionadas para a maior ronda de financiamento da fase piloto do Acelerador do Conselho Europeu de Inovação, devido às suas tecnologias inovadoras.

Para além da Smartex e a Addvolt, a empresa portuguesa Ophiomics também está entre as empresas selecionadas pela Comissão Europeia.

Notícia escrita pelo departamento de Comunicação & Imagem da UPTEC (Isabel Silva)