Pela segunda vez consecutiva, a U.Porto Inovação, em colaboração com o Gabinete de Empregabilidade da U.Porto, aproveitou a ocasião da FINDE.U – Feira de Emprego da Universidade do Porto – para a organização de mais uma sessão Academia 2 Business (A2B). Desta vez, e experimentando um formato diferente, cinco empresas tiveram a oportunidade de conversar com investigadores da Universidade do Porto em reuniões individuais de 30 minutos cada, procurando oportunidades de colaboração.

O conceito já começa a ser conhecido pela comunidade académica e empresarial da região. Com o objetivo de apoiar o esforço de inovação da indústria, as sessões A2B promovem encontros entre grupos de investigação e empresas, com o intuito de formar parcerias que assegurem uma maior eficácia da transferência e valorização de conhecimento. Assim, em reuniões que tanto podem ter lugar nas sedes das empresas como nas instalações da U.Porto, reforçam-se laços e estudam-se oportunidades de colaboração.

Para o passado dia 29 de outubro, na Exponor, a U.Porto Inovação auscultou os desafios de I&D e inovação de cinco empresas: Aptiv, Grupo Trivalor, Sonae MC, Synopsis e Vishay. Aos seus representantes juntaram-se investigadores das Faculdades de Ciências, Ciências da Nutrição e Engenharia, cujas competências podem vir a gerar soluções competitivas para dar resposta aos desafios colocados. O objetivo? Aproximar, conhecer, trabalhar em conjunto e criar condições ideais para uma investigação aplicada aos desafios que as empresas enfrentam num mundo cada vez mais competitivo.

A Aptiv desafiou a comunidade académica em questões como desenho de sistemas eletrónicos e indústria 4.0. A empresa de mobilidade e equipamentos de multimédia reuniu com investigadores das Faculdades de Ciências e Engenharia. Foram também estas as áreas de investigação emparelhadas com a Vishay - uma empresa produtora de condensadores que desafiou os cientistas em campos como simulações virtuais e gestão industrial – e a Synopsis, produtora de semicondutores, mas cujas preocupações atuais passam mais pelos processos de fabrico e pela eletrónica analógica e digital

Já o Grupo Trivalor e a Sonae MC, além das Ciências e da Engenharia, reuniram também com membros da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. No que diz respeito à gigante do retalho alimentar, os desafios presentes são relacionados com a sustentabilidade e aplicação de eco-design nas embalagens e produtos continente, mas também com a alimentação saudável e redução de sal, açúcar e gorduras nos produtos das marcas próprias. O Grupo Trivalor, por sua vez, desafiou os investigadores a encontrar novas soluções para a área de food services.

Ao todo participaram na sessão 12 investigadores da Universidade do Porto. Esperando que dos encontros surjam parcerias benéficas para ambos os lados, a U.Porto Inovação continuará com a promoção dos encontros, fazendo assim jus à Terceira Missão da Universidade do Porto, nomeadamente ao nível da aproximação ao tecido empresarial.

Esta sessão A2B foi organizada com o apoio do projeto UNI+i: