Foi no passado dia 11 de outubro que a empresa 2045 - Digital Health Solutions recebeu uma comitiva da Universidade do Porto nas suas instalações da UPTEC. O objetivo da sessão A2B – Academia to Business/Oficina de Inovação foi partilhar os mais recentes desafios de Investigação & Desenvolvimento (I&D+i), com o objetivo que dessa partilha possam surgir sinergias do desenvolvimento e implementação de soluções na área da saúde digital e online training, que deem origem a colaborações entre a empresa e o meio académico.

A 2045 Digital Health Solutions Lda surgiu em 2015, no seio da UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. É uma spin-off do Grupo Impacting e dedica-se ao desenvolvimento e implementação de soluções na área da saúde digital, tendo já desenvolvido tecnologias de RPM (Remote Patient Monitoring) e uma plataforma de online training.

Além da equipa da U.Porto Inovação, responsável por organizar as sessões A2B na Universidade do Porto, participaram ainda investigadores da Faculdades de Desporto e Letras da Universidade do Porto. Os presentes tiveram oportunidade de ouvir a apresentação da empresa e, de seguida, apresentar um pouco dos seus principais projetos e áreas de investigação, na expectativa de que elas possam, de alguma forma, ir ao encontro dos desafios propostos pela 2045 - Digital Health Solutions em vertentes relacionados com os novos desenvolvimentos que a empresa gostaria de implementar para melhorar o seu serviço de treinos online personalizados.

Durante esta sessão A2B a empresa apresentou aos presentes o projeto PAPAYYA - online personal training, projeto no qual se enquadram os atuais desafios de inovação atuais da empresa, uma das motivações para esta sessão A2B. Trata-se de serviço online de “personal training” em que personal trainers (PTs) humanos aumentam as suas capacidades dos utilizadores e, em consequência, a rentabilidade da atividade. Isso é feito através de uma plataforma tecnológica (da qual a empresa é proprietária) que faz uso de Inteligência Artificial (AI) para aumentar a qualidade e produtividade dos PTs, permitindo-lhes realizar, de forma simultânea, mais do que uma sessão de treino personalizado, mantendo a qualidade dos treinos dos clientes. A plataforma encontra-se atualmente em utilização comercial na Europa e a 2045 Digital Health Solutions está a preparar a entrada no mercado americano ainda este ano. .

Esta Oficina de Inovação realiza-se no âmbito do projeto Skills for a Next Generation U.Porto, que tem como um dos seus objetivos formar uma nova geração de cientistas disponíveis para criar novas formas de diálogo com a sociedade, nomeadamente o tecido económico.