No passado dia 15 de maio três representantes da Smarkio, uma empresa que desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial (IA) para tomada de decisões estratégicas em contextos empresariais e institucionais, visitaram a equipa da U.Porto Inovação nas instalações da UPTEC. Foi mais uma sessão A2B (Academia to Business), iniciativa que pretende ser uma ponte entre universidade e indústria, aproximando os dois mundos.
Um dos motores principais para as sessões A2B é a apresentação de desafios de inovação por parte das empresas, de forma a que se possam encontrar, no meio académico das diferentes faculdades e entidades associadas da U.Porto, cientistas e/ou grupos de investigação com projetos alinhados com esses mesmos desafios.
Neste encontro a Smarkio elencou como áreas principais a arquitetura de modelos, a recolha e classificação de dados, algoritmos e inteligência artificial, afirmando estar preparada para “colaborar durante todo o ciclo de vida da investigação, desde o conceito até à publicação de artigos”. Além disso, referiram ter interesse em apoiar o desenvolvimento de teses de doutoramento e mestrado, bem como projetos de investigação especializados, desde que alinhados com os desafios apresentados.
Dada a natureza dessas áreas de investigação, esta sessão A2B contou com a presença de quatro cientistas da Universidade do Porto, com trabalho desenvolvido, ou a desenvolver, nestas áreas: Henrique Lopes Cardoso e José Costa Pereira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Pedro Brito, da Faculdade de Economia (FEP); e Leandro Ortolan, do Instituto de Filosofia, na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).
“Estas sessões são úteis para colocar empresas e a academia (em particular os investigadores) em diálogo; podendo evidenciar a descoberta de interesses comuns”, refere José Costa Pereira. Foi, na sua opinião, uma “demonstração interessante dos produtos em desenvolvimento pela Smarkio”, seguida de uma “troca de ideias mais técnica, com caminhos futuros e potenciais dificuldades”, fatores que considera relevantes.
Apoiar o esforço de inovação da indústria
As sessões A2B começaram em 2011 e, desde então, já se realizaram mais de 70 encontros. O objetivo é apoiar o esforço de inovação da indústria, promovendo o encontro entre grupos de investigação e empresas com o intuito de formar parcerias que assegurem uma maior eficácia da transferência e valorização de conhecimento.
Estas sessões, que podem ter lugar tanto na Universidade como nas empresas, proporcionam o reforço dos laços entre os investigadores e os membros da indústria, criando assim as condições ideais para uma investigação aplicada aos desafios que as empresas enfrentam num mundo cada vez mais competitivo.
A Smarkio é a mais recente anfitriã destes fóruns. Criada em 2025, está atualmente incubada na UPTEC e nasceu do sólido conhecimento e base tecnológica da Adclick, empresa eleita em 2015 como a melhor organização portuguesa no setor terciário e incluída no exclusivo grupo das 500 maiores empresas tecnológicas da Europa, Médio Oriente e África.
Em 2018, a Smarkio foi reconhecida como uma das 25 scale-ups mais promissoras de Portugal pela Scaleup Portugal. A empresa é parceira da edição 2025 do IJUP Empresas, iniciativa que, assim como as sessões A2B, procura incentivar a colaboração entre a universidade e a indústria. As candidaturas ao IJUP Empresas abrem no mês de junho.
Se acha que a sua empresa pode beneficiar de uma sessão A2B contacte-nos!