“Embora longa, a sessão trouxe insights muito importantes para podermos dar início a algum tipo canal de comunicação e de ação mais direto entre as spin-offs e os serviços de carreira” – são palavras de Fernanda Correia, do departamento Talento & Carreira da Universidade do Porto que, no passado mês de setembro, conduziu o webinar sobre esse mesmo tema. A sessão foi organizada pela U.Porto Inovação e reuniu 9 empresas spin-off.

O objetivo era claro: apresentar os serviços de carreira e de empregabilidade que a Universidade do Porto pode disponibilizar às suas spin-offs, construindo depois, com o feedback recolhido no webinar, um plano estratégico e de ação para potenciar estes mesmos serviços. A ideia é que as empresas possam conhecer, interagir e avaliar estudantes da U.Porto com potencial para integrar as suas equipas, bem como definir com mais conhecimento o perfil dos candidatos que pretendam recrutar.

Esta missão vai ao encontro da dos serviços de carreira da Universidade do Porto, nos quais se incluem a U.Porto Talento & Carreira, pelo que o match foi perfeito: “Procuramos a capacitação dos estudantes/diplomados para a empregabilidade e para as exigências do mercado laboral e apoiá-los na construção de carreiras e percursos significativos”, refere Fernanda Correia. Esse objetivo, acrescenta, é trabalhado em “estreita colaboração com a comunidade académica e outros serviços da Universidade, organizações do setor público e privado, alumni, entre outros, pelo que faz todo o sentido apresentarmo-nos às startups do ecossistema da U.Porto”.

No final do encontro várias possibilidades de cooperação se desenharam. Entre elas está o desenvolvimento de eventos de networking entre empresas e estudantes, acolhimento de estudantes em estágios ou até a participação de representantes das spin-offs U.Porto como formadores em programas de desenvolvimento de competências transversais e de empregabilidade ao longo da vida dos estudantes. Além disso, como refere Fernanda Correia, com este tipo de colaboração as empresas passam a estar envolvidas no processo de criação de uma Comunidade de Carreira da U.Porto, “beneficiando também das redes já iniciadas pela Talento & Carreira e demais serviços de carreira da Universidade”.

Esta sessão contou com o apoio do UI-CAN, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.