De:
25/05/2023
Até:
30/05/2023

No dia 30 de maio, o Coliseu Porto Ageas organiza o debate "Quem quer viver para sempre?", em torno da imortalidade. Um conceito que, durante séculos, se colocou em exclusivo no campo da espiritualidade e da ficção científica mas que vai tornar-se realidade. O tema da emulação total do cérebro, ou mind uploading, é cada vez mais importante no meio académico e na indústria tecnológica, mas ainda pouco conhecido e debatido em Portugal. Será dos mais importantes do século XXI, e para o qual urge convocar a sociedade a refletir e participar.

O painel conta com a presença de pessoas da Universidade do Porto:

• Ana Sofia Carvalho, docente de Ética e Bioética no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e, até 2019, diretora do Instituto de Bioética;
  • Jorge Teixeira da Cunha, teólogo, sacerdote da diocese do Porto e professor de Teologia Moral na Universidade Católica. Doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, é autor de diversos livros e artigos cujas principais temáticas são a ética, a teologia moral e o pensamento português.
  • Paulo Borges, foi presidente da União Budista Portuguesa e é professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade;
  • Steven S. Gouveia, investigador do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, é doutorado em Neurofilosofia da Mente pela Universidade do Minho e líder de um projeto de seis anos sobre a Ética da Inteligência Artificial em medicina;

A promessa de vida eterna existia em exclusivo na religião. “Quem quer viver para sempre?” acontece, por isso, no mês em que milhares de fiéis se deslocaram a Fátima e a poucas semanas da realização das Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal. Para além da espiritualidade, o Coliseu convoca para esta conversa a neurociência, a física, a tecnologia, a filosofia e a ética.

A emulação total do cérebro está presente na cultura pop, desde o filme “Transcendence” à saga ”Avatar”, passando por séries como “Star Trek” ou “Black Mirror”. Mas a passagem da ficção para esta realidade transumanista coloca vários desafios. A ciência que estuda o cérebro e a consciência indica cada vez mais que o upload da mente é possível. Não havendo leis da física que o impeçam, a tecnologia compete por soluções que permitam avançar com as primeiras experiências. Da mesma forma que os avanços da inteligência artificial estão a ser feitos à margem de um conjunto de leis e discussões éticas globais, também o mind uploading avança à frente de uma discussão que pode definir o futuro da Humanidade.

“O que faz de nós uma pessoa? Estamos preparados para a era do transumanismo? Se a nossa mente puder ser digitalizada, então a alma é apenas informação?”. Estas são algumas das perguntas já feitas sobre o tema pelo físico teórico norte-americano Michio Kaku, às quais juntaremos muitas mais. Conseguimos sobreviver a nós mesmos? Que diferenças existirão entre a vida tal como a conhecemos no corpo humano e uma existência infinita? Será que a maior parte da sociedade quer mesmo viver para sempre? A religião e a espiritualidade perdem o seu propósito?

A não perder, no Coliseu do Porto no próximo dia 30 de maio!