Esta é a quinta vez que o programa BIP PROOF, iniciativa da U.Porto Inovação, vai disponibilizar verba para financiar projetos inovadores na execução de provas de conceito. Serão, ao todo, seis os projetos financiados nesta edição de 2022/2023, e cada um vai receber até 10 mil euros.

O principal objetivo do BIP PROOF é apoiar projetos de provas de conceito que visem estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização de resultados de investigação promissores. Para tal, os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que acrescentem valor a estes resultados e aumentem a sua atratividade, para serem depois transferidos para empresas ou para darem origem à criação de empresas spin-off.

Como já vem sendo habitual nas últimas edições, também esta conta com o apoio da Fundação Amadeu Dias, do Santander Universidades e da J.Pereira da Cruz. Adicionalmente, o BIP PROOF 2022/2023 é apoiado pelo UI-TRANSFER, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

As candidaturas para a edição 2022/2023 estão abertas na plataforma Santander X até ao dia 7 de novembro. Podem consultar aqui as linhas orientadoras desta edição. Para esclarecimento está disponível o email: bip@reit.up.pt

Os projetos a concurso podem vir de todas as áreas de investigação da Universidade do Porto (incluindo entidades participadas), desde que cumpram alguns requisitos, como por exemplo, a garantia de que a propriedade intelectual anterior ou futura das invenções concorrentes pertença à Universidade do Porto ou entidades participadas. É necessário também que apresentem um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial) e que conduzam ao desenvolvimento ou clarifiquem a viabilidade de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação bem definida. Por fim, mas não por último, os projetos candidatos devem evidenciar que o apoio obtido no âmbito da iniciativa BIP Proof terá um impacto significativo na sua aproximação ao mercado, bem como devem garantir o compromisso da equipa envolvida em apoiar essa comercialização.

Com base nas candidaturas apresentadas, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante avaliação da documentação entregue. Os resultados serão anunciados neste website.

Sobre o BIP Proof

O BIP PROOF arrancou em 2018 e, desde então, mais de 20 invenções receberam financiamento, partindo da avaliação de dezenas de candidaturas. Na primeira edição, que aconteceu no âmbito do projeto U.Norte Inova, seis projetos receberam, cada um, 20 mil euros para impulsionar provas de conceito. Ainda nesse ano, a Fundação Amadeu Dias (FAD) passou a ser o apoio principal da iniciativa, e outras quatro ideias inovadoras receberam 10 mil euros cada um. Já em 2019, e repetindo a fórmula de sucesso com a FAD, quatro projetos de investigação receberam financiamento. Já na edição de 2020, o programa passou a contar também com o apoio do Santander Universidades, financiando-se seis projetos, num investimento de 60 mil euros.

A última edição recebeu perto de 40 candidaturas, e foram cinco os projetos financiados pelo programa. A J.Pereira da Cruz juntou-se aos parceiros do BIP PROOF, participando também da avaliação dos candidatos. Os vencedores desta edição 2021 serão apresentados numa sessão pública no próximo dia 3 de novembro, na UPTEC. Mais informações em breve.

O BIP PROOF é, e tem sido, uma das maneiras de a U.Porto Inovação apoiar, e procurar valorizar, o que de melhor se faz na investigação da Universidade do Porto.

A edição 2022/2023 tem o apoio do UI-Transfer, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020. Conta também com o apoio da Fundação Amadeu Dias, do Santander Universidades e da J.Pereira da Cruz.