No próximo dia 27 de novembro, a U. Porto Inovação – com o apoio do Santander Universidades – junta debaixo do mesmo teto – o Hard Club, no Porto –  investigadores e empreendedores que estão a criar o amanhã. O U. Porto Entreprenow é sobre o aqui e o agora: o momento em que especialistas da área vão debater as necessidades do presente e como elas podem ser suplantadas na construção do futuro empreendedor.

Ken Singer, da Universidade de Berkeley (EUA), e Josemaria Siota, Diretor de Investigação na IESE Business School de Barcelona (Espanha), são os convidados internacionais do evento. Atuando em realidades de investimento muito distintas (Estados Unidos e Europa, respetivamente) os dois especialistas vão abordar as principais dificuldades na obtenção de financiamento que as startups enfrentam nos dias que correm.

Josemaria Siota vai ainda falar das dificuldades e oportunidades existentes na obtenção de financiamento e parcerias para este tipo de empresas. Mais tarde, e lado a lado com quem representa a realidade portuguesa, Ken Singer e Josemaria Siota vão discutir os apoios dados às empresas em início de carreira em ambos os contextos americano e europeu. João Barros, CEO da Veniam, e Verónica Orvalho, CEO da Didimo, são os companheiros de painel, moderado por Rita Marques, da Portugal Ventures.

Na parte da manhã será apresentado o Observatório do Empreendedorismo, a principal bandeira do projeto NOE, e serão conhecidas as primeiras conclusões deste estudo que se propõe a mapear o ecossistema empreendedor das Universidades de Aveiro, Minho e Porto. O painel conta com a participação das três universidades parceiras do projeto e é moderado por Carlos Brito, da Universidade do Porto.

Segue-se uma mesa redonda sobre a evolução do ecossistema empreendedor no Porto com a participação de entidades como Agência Nacional de Inovação, Founders Founders, Porto Digital, U.Porto Inovação e UPTEC e moderada por Inês Santos Silva (Ativista na Portuguese Women in Tech).

O Entreprenow vai acolher também, em sessões paralelas, o workshop “The Living Lab Experience” (organizado pela EIT Health, do qual a U.Porto é parceira) e o 4.º encontro do The Circle, o grupo restrito de empresas spin-off U.Porto. Atualmente, a Universidade do Porto já tem mais de 70 empresas com o selo spin-off U.Porto.

participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória (lotação limitada).

Mais informações aqui.