TonicApp, uma spin-off da Universidade do Porto, venceu o Lisbon Summit 2018. A aplicação desenvolvida pela empresa, já apelidada de “Google para médicos”, garantiu-lhes um prémio monetário no valor de 1000€ e a oportunidade de participar no programa “Grow”, uma iniciativa de aceleração de empresas promovida pelo grupo português José de Mello Saúde.

Esta é uma empresa nascida no seio da Universidade do Porto e especializada na área da saúde digital mobile. O seu principal produto é uma aplicação que junta, num único sítio, informações úteis para médicos que os auxiliem no diagnóstico e tratamento dos seus pacientes. Desenvolvida numa lógica “de médico para médico”, a app possibilita a partilha de informação entre colegas para que estes se possam ajudar, por exemplo, a estabelecer um diagnóstico mais difícil. Atualmente já é utilizada por mais de 5000 médicos em Portugal e em especialidades como Medicina Geral, Medicina Familiar ou Pediatria.

Daniela Seixas, CEO, refere que este reconhecimento e oportunidade são muito importantes uma vez que a TonicApp está atualmente em fase de internacionalização: “Queremos avançar com capital de risco no estrangeiro e esta rede de contactos vai, certamente, ajudar. O prémio coincidiu com o início desta nossa nova fase e ajudou muito no contacto com os investidores”, refere.

Em 2017, a empresa havia já arrecadado uma primeira ronda de financiamento no valor de 100 mil euros por parte da Portugal Ventures. Os próximos passos da spin-off U.Porto passam por ingressar nos mercados de Espanha, França e Reino Unido já a partir de setembro. Além disso, contam também alargar a equipa.