Chama-se “rhelNforce – Optimal Performance” e está a ser desenvolvido na Faculdade de Engenharia (FEUP) pelos investigadores Francisco Galindo Rosales e Laura Campo Deaño. Conquistou, neste mês de outubro, o 2º lugar no concurso BfK IDEAS 2017, iniciativa da Agência Nacional de Inovação.

Explicado de forma simples, este projeto é uma tecnologia que “permite modificar as propriedades amortecedoras de diferentes materiais (cortiça, silicone, etc.) mediante a adição de um fluido complexo”, explica Francisco Galindo Rosales. Estes fluidos são depois incorporados numa rede de canais muito pequenos (uma das suas dimensões é inferior a 1mm) e o compósito resultante garante “propriedades amortecedoras personalizadas e otimizadas para a situação em questão, seja ela um impacto súbito, situações de vibração ou de ruído”, acrescenta o investigador.

Para a equipa da Faculdade de Engenharia da U.Porto ter chegado à final do concurso já foi uma vitória. “Entendemos esta distinção como um sinal para avançar com ainda mais força no percurso até à consolidação desta ideia de negócio”, conclui Francisco Galindo Rosales. O objetivo agora é “aproveitar ao máximo o programa de aceleração” para que seja possível, nos próximos meses, consolidar a empresa formada pelos investigadores, conta.

O programa de aceleração em ciência e tecnologia é um dos benefícios que os três primeiros classificados do concurso recebem, para além de um serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto realizado com o apoio da Patentree – Intellectual Property . O primeiro classificado tem ainda acesso a serviços de consultoria especializada e depósito de um pedido provisório de patente nacional.

O Bfk IDEIAS 2017 é um concurso de ideias de negócio promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação, para distinguir o que de melhor se faz em Portugal na valorização do conhecimento científico e tecnológico. O 1º lugar foi conquistado por uma tecnologia em desenvolvimento no i3S, o MyRNA Diagnostics. Trata-se de um inovador kit para diagnosticar e melhorar a monotorização da depressão através de uma análise ao sangue.