O SHARE – System for Hand Rehabilitation – é uma invenção que mede, regista e avalia de uma forma interativa a manipulação de objetos do dia a dia. Foi inventada e desenvolvida por um grupo de investigação da Faculdade de Engenharia da U. Porto, liderado pela investigadora Teresa Restivo, por investigadores do INEGI e do Instituto Politécnico Porto e o seu potencial de aplicação na área da reabilitação da mão está a despertar o interesse de empresas portuguesas.

É o caso da Sensing Future Technologies, que tem vindo a dialogar com a U.Porto. Recentemente, e após uma primeira visita ao laboratório onde o SHARE foi desenvolvido, a U.Porto Inovação organizou uma visita da empresa ao Instituto CUF, Hospital onde a solução tem sido testada. Nesse contexto, e em ambiente real, a Sensing Future Technologies teve oportunidade de ver a SHARE em ação, bem como de conversar com técnicos de saúde e pacientes acerca do desempenho desta solução em contexto clínico.

A Sensing Future Technologies foca-se essencialmente na conceção, desenvolvimento e implementação de dispositivos médicos, aproveitando as sinergias entre engenharia e a saúde. Nesse sentido, uma colaboração com a U.Porto pode passar por avaliar em mais Instituições de Saúde o desempenho do SHARE e introduzir no mercado esta inovadora solução.

Este encontro teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.