Foi o “segundo round” dos Staff Exchanges organizados pela parceria do projeto Helium, com o objetivo de dar a conhecer mais de perto os procedimentos de implementação das boas práticas selecionadas para adoção no contexto regional. Entre os dias 19 e 21 de fevereiro parceiros vindos da Holanda e Hungria juntaram-se aos portugueses para conhecer melhor os projetos RESOLVE e HAITool, bem como a cidade do Porto e a Universidade.

Abordando mais detalhadamente as boas práticas em questão, podemos dizer que o RESOLVE é um programa de aceleração de tecnologias do i3S, que tem vindo a promover projetos de diferentes áreas da saúde com uma forte componente tecnológica. Já o HAITool consiste num conjunto de ferramentas desenhado para prevenir, gerir e controlar infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) em Portugal. A iniciativa de desenvolvimento da plataforma é do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa.

Na opinião dos parceiros estas são jornadas de trabalho muito úteis e produtivas pois permitem “aprofundar conhecimentos e interagir com as pessoas responsáveis pelas boas práticas em cada país, ao invés de saber acerca delas apenas pelos parceiros do Helium”, refere Joana Carrilho da U.Porto Inovação. Além disso, acrescenta Joana, receber os parceiros também é bom porque “fortalece as relações já existentes, permitindo uma reflexão crítica e consequente melhoria", diz.

O projeto Helium começou em 2016 e tem como principal objetivo aumentar a eficiência do financiamento público dedicado à inovação na saúde. Para tal ser possível, os parceiros têm tentado conhecer as maiores forças e fraquezas nos seus sistemas de inovação, bem como as melhores maneiras de os fortalecer. Os resultados do projeto deverão beneficiar todos os atores da hélice quadrupla, nomeadamente: autoridades públicas, centros de investigação e negócios, prestadores de cuidados e também indivíduos. O projeto europeu é composto por 9 parceiros de cinco países europeus (Bélgica, Holanda, Hungria, Reino Unido e Portugal).